Desporto
12 (boas) desculpas para conhecer Castanheira de Pera
O programa “Doze Meses Doze Caminhadas”, pelo 3º ano consecutivo, propõe rotas temáticas que exploram a beleza natural de Castanheira de Pera.
A Prazilândia – Turismo e Ambiente E.M. renovou as propostas de pedestrianismo, mantendo a premissa de oferecer experiências únicas, com paisagens de cortar a respiração, e ligação com a biodiversidade do concelho, proporcionando momentos de convívio e lazer sempre respeitando a sustentabilidade do território.
PUBLICIDADE
O ano começa com a “Rota da Água e da Pedra”, dia 25 de janeiro. Esta é uma caminhada que nos conduzirá pelas Levadas do Coentral, estruturas centenárias que testemunham o engenho local na gestão da água, pela Ponte Silveira e pelo Passadiço da Ribeira das Quelhas. O encontro está marcado às 9:00 na aldeia do Coentral Grande.
Em fevereiro, dia 15, regressa a “Rota das Açudes” que nos levará de novo à vertente sul do concelho com os seus imponentes açudes repletos de história. Este é um percurso que se foca no património industrial, herança do período áureo do fabrico de laníficios.
No mês de março, vem a “Rota da Urze” no dia 22. Uma caminhada imersiva em torno de uma planta fundamental para o mel produzido na Serra da Lousã – a urze. Assim, com início e final na aldeia do Vilar, esta caminhada será envolvida em púrpura até perder de vista.
Em abril, a “Rota da Primavera” pretende celebrar esta estação do ano que tanto tem para oferecer aos sentidos, com data marcada para dia 5 de abril.
Em maio, dia 17, com a “Rota do Tojeiro” visitamos a pitoresca aldeia do Camelo, a Ribeira de Mega e o Poço do Tojeiro. A aldeia é conhecida pelo seu ambiente rural e autêntico numa vertente do concelho com muito ainda por explorar.
Em junho, dia 14, assistimos ao nascer da lua em todo o seu esplendor com um rota já em “Lusco Fusco”.
“A Rota dos Neveiros II” chega a 19 de julho e, numa perspetiva 360º, percorreremos os caminhos dos Neveiros desde a vertente mais a norte, a começar pela aldeia dos Povorais.
Este agosto, voltamos a imergir nas refrescantes águas da Ribeira de Pera com a “Caminhada Aquática”, marcada para dia 3.
Setembro já nos habituou à brama dos veados e este ano expandimos a oferta para três caminhadas disponíveis dias 19, 20 e 21. As atividades terão horários diferentes para que possa experienciar, em momentos distintos do dia, esta época tão especial para a espécie.
Em outubro, a “Rota da Castanha e do Mel”, dia 25, promete visitar alguns dos mais belos soutos de Castanheira de Pera, passando pela Feira do Mel e da Castanha do Coentral, a decorrer nessa altura.
A proposta do mês de novembro é o “Trilho do Neveiro”, este ano no dia 9. Será a 4ª edição de uma prova que já ganhou o seu espaço nos calendários nacionais e que tem como ponto de partida a homenagem à ancestral profissão dos neveiros.
Em dezembro, regressa a “Rota Micológica” no dia 1. Esta é uma caminhada interpretativa que permitirá aos participantes um momento de aprendizagem em torno de várias espécies de cogumelos existentes na Serra da Lousã.
Para terminar o ano e no seguimento do Dia Internacional das Montanhas, dia 11 de dezembro, proporcionamos uma última caminhada na qual os participantes serão convidados a descobrir e a experienciar a montanha, numa rota educativa.
Este programa foi concebido pela Prazilândia – Turismo e Ambiente E.M. e cada rota foi especialmente pensada para o mês em que ocorre, tirando partido do património natural e cultural de Castanheira de Pera todo o ano.
As atividades requerem o pagamento no valor de 10€ (a partir dos 16 anos inclusive).
Para inscrições e mais informações consulte o site.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE