Extra

Nem imagina como surgiu a tradição de “Cantar as Janeiras”!

Notícias de Coimbra | 15 horas atrás em 14-01-2025

O mês de janeiro está associado a uma tradição bastante antiga. Descubra o indispensável sobre “Cantar as Janeiras”.

PUBLICIDADE

publicidade

O nosso país está repleto de tradições fascinantes. Umas foram recentemente criadas. Por vezes, até são importadas, emprestadas de outro país. No entanto, há algumas que até são bastante antigas. 

PUBLICIDADE

Existe uma tradição especial que se instala mal começa um ano. Ela destaca-se por tudo o que envolve: uma série de pessoas a irem de porta em porta a cantar. Seguramente que já ouviu falar em “Cantar as Janeiras” e, muito provavelmente, já terá assistido a este momento.

O mês de janeiro está associado a esta tradição bastante antiga. Por esta altura, ouve-se frequentemente nas ruas portuguesas, de norte a sul do país, várias pessoas a cantar “Vamos cantar as Janeiras”, num gesto que permite perpetuar uma tradição com uma origem medieval. Descubra o indispensável sobre “Cantar as Janeiras”. 

A origem das Janeiras

Não se pode identificar com rigor como começou esta tradição. Esta tradição das Janeiras é tão antiga que deriva de costumes pagãos. Segundo alguns historiadores, já os romanos celebravam a entrada no novo ano. 

Comemoravam em nome de Janus- Este, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro. Era esta entidade que representava o fechar da porta ao ano que findava, abrindo outra ao ano que iniciava. 

O primeiro mês do ano é iniciado após o solstício de inverno. O seu nome é janeiro. Esta denominação deve-se a este deus, Janus. Ora, a tradição de Cantar as Janeiras encontra-se ligada a este costume dos romanos.

O cantar dos reis

Como acontece com muitas tradições cristãs, há influências pagãs em algumas celebrações. Segundo a Bíblia, três magos fizeram uma viagem para dar as boas vindas ao Messias. 

Este momento em que Baltazar, Belchior e Gaspar, nomes dos reis magos, visitaram o menino Jesus aconteceu pouco tempo após o solstício de inverno. Os reis magos presentearam o menino Jesus com incenso, ouro e mirra. Surgiu assim a tradição de celebrar a vinda do menino Jesus e rapidamente se instalou em vários países. 

Atualmente, celebra-se a vinda do menino jesus com seculares cânticos de religiosidade popular e festiva. Uma tradição que se dispersa por vários países europeus: França, Itália, Alemanha, entre outros, nomeadamente os da Península Ibérica, Portugal e Espanha.

Características desta tradição

Atualmente, a tradição religiosa consiste na reunião de um grupo de amigos ou vizinhos. Este conjunto de pessoas desloca-se pelas ruas de da sua zona (localidade, aldeia, vila, cidade) e entoa cânticos. 

Tradicionalmente, estas pessoas cantam pela vizinhança na companhia de alguns instrumentos. Entre os mais comuns estão: as pandeiretas, as flautas, as violas, o acordeão, entre outros. 

Na preparação do momento, isto é, antes do cantar de porta em porta pelas ruas das aldeias, as pessoas reúnem-se e é feita a distribuição das letras e dos instrumentos.

Após a canção ser terminada numa determinada casa, aguarda-se que os moradores tragam as chamadas janeiras. Atualmente, é costume oferecerem-se chocolates, castanhas, nozes, chocolates ou dinheiro. Contudo, essa solução surgiu por comodidade. Não foi dessa que a tradição começou.

Naturalmente, o contexto económico e social em que começou a tradição de cantar as Janeiras era distinto. Numa época de penúria, as pessoas ficavam satisfeitas com o pouco que recebiam. 

A recompensa do cantar 

Era comum nesta e noutras manifestações semelhantes. As pessoas receberem uma dádiva dos senhores abastados. Antigamente, as oferendas passavam frequentemente pelas sobras das Festas Natalícias. Geralmente, a oferta passava por vinho e alimentos, principalmente.

As pessoas não se sentiam humilhadas. Pelo contrário, ficavam gratas pelo gesto. Embora esteja ligada à religiosidade, esta tradição também garantia um forrar do estômago agradável…

Frequentemente, as Janeiras eram cantadas com alguma ironia e havia um apelo subjacente à desejada dádiva. Os nomes dos moradores da casa, especialmente dos donos, eram frequentemente invocados no meio das cantorias. Também poderia ser invocado o nome de alguma outra figura com preponderância nesse seio familiar.

Os cânticos

Geralmente, as músicas apresentadas nesta tradição primam pela simplicidade. É comum haver quadras dedicadas ao Menino Jesus, quando se está a “Cantar as Janeiras”. Outras temáticas frequentemente abordadas são Nossa Senhora, São José e desejos de um ano feliz. 

No entanto, muitas músicas cantadas nesta tradição podem apresentar letras distintas, que variam consoante o espaço geográfico e tendem a modificar de ano para ano. A canção mais popular é o “Natal dos Simples”, com letra e música da autoria de um nome ilustre da música portuguesa, Zeca Afonso. 

“Vamos cantar as janeiras

Vamos cantar as janeiras

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas solteiras

Vamos cantar orvalhadas

Vamos cantar orvalhadas

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas casadas”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE