Carteira

8 truques para aquecer a casa sem gastar muita energia!

Notícias de Coimbra | 14 horas atrás em 14-01-2025

Existem alguns truques que podem criar um impacto significativo no aquecimento da casa,  sem criar peso na fatura da luz a pagar no final do mês. Conheça-os!

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo do ano, temos quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Estas últimas duas tendem a apresentar condições climatéricas menos agradáveis. As baixas temperaturas são ainda mais acentuadas no inverno. A chuva e o frio surge com facilidade nestes dias. 

PUBLICIDADE

A nossa casa é o nosso refúgio. Um espaço de conforto que nos permite criar um ambiente agradável e acolhedor, onde dá gosto viver as rotinas do dia a dia. No entanto, muitos dos nossos hábitos para combater o frio implicam gastos (ar condicionado, aquecedor, entre outros). 

Muitas famílias não têm possibilidades financeiras para investir em equipamentos que garantam maior eficiência energética. Por isso, recorrem a soluções de aquecimento que acabam por implicar um consumo energético maior.

Alguns especialistas recomendam algumas estratégias que podem garantir o conforto de que precisamos sem ter que gastar o dinheiro que as alternativas indicadas implicam. Existem alguns truques que podem criar um impacto significativo no aquecimento da casa, sem criar peso na fatura da luz a pagar no final do mês. Conheça-os!

1. Garantir isolamento térmico

Frequentemente, as casas não têm um isolamento térmico adequado. Por isso, a casa arrefece com facilidade. Ora, este é um fator fundamental. Sem ele, mesmo as outras estratégias apresentadas nesta lista de truques para aquecer a casa sem gastar muita energia podem revelar-se insuficientes.

Faça por garantir um isolamento térmico. Certifique-se de que não há passagem de ar nas portas e janelas da sua casa. A presença de fissuras pode originar correntes de ar. Por isso, o calor da casa escapa-se, deixando a casa vulnerável.

Os pontos de fuga devem ser identificados e reparados no imediato. Para solucionar esse problema, pode recorrer a diferentes estratégias, nomeadamente fita de calafetagem ou fita adesiva para selar frinchas. 

Os rolos compridos de tecido com enchimento ou “chouriços” também permitem proteger a casa das correntes de ar, fazendo com que as diferentes divisões da habitação se mantenham mais quentes.

2. Colocar tapetes nas divisões

Um dos truques para aquecer a casa sem gastar muita energia consiste em usar tapetes, mais escuros e com tecidos mais grossos, pois são mais eficientes. O tapete é mais do que um elemento decorativo. Este recurso permite tornar a casa mais acolhedora no inverno.  

Com um piso gelado, não conseguirá manter a tua casa aquecida. Use tapetes felpudos, com cores próprias da estação. Os tapetes devem ser colocados em todas as divisões, especialmente onde passa mais tempo. Eles tornam a casa mais quente, pois favorecem a absorção do calor. 

Por conseguirem reter o calor, os tapetes reforçam o conforto térmico da casa, permitindo que a habitação mantenha a temperatura por mais tempo. Esta estratégia simples e eficaz funciona ainda melhor quando o piso da habitação é de pedra ou cerâmica.

3. Aproveitar a luz natural 

A luz do sol é uma fonte de calor sem custos. Mesmo no inverno existem momentos em que a luz natural pode ser aproveitada. Durante a estação mais fria do ano, pode aproveitar cada momento em que o sol se encontre a brilhar. Nesse cenário, mantenha as persianas ou as cortinas abertas para a luz solar entrar. 

Esse gesto não só irá criar um ambiente mais luminoso e agradável durante o dia, como irá permitir o aquecimento da casa. Tenha o cuidado de manter as janelas fechadas, para o  frio não entrar e impedir a saída de calor. Este aproveitamento da luz natural permitirá manter a temperatura da casa agradável por mais tempo.

4. Colocar cortinas de tecido grosso na casa

As casas requerem cuidados. Para a habitação se manter quente por mais tempo, devemos recorrer a cortinas. Estes elementos decorativos podem ser eficientes a reter o calor da casa, especialmente se se tratarem de tecidos grossos, como lã ou veludo. 

Existem até cortinas térmicas que permitem dispersar o calor pela casa. Há no mercado opções em diversos formatos, com preços acessíveis e disponíveis.

5. Optar por tons quentes na decoração

Ter uma casa decorada com tons mais quentes, fará a diferença. Estes tons ajudam a casa a manter-se quente, não apenas na decoração, mas também na iluminação. Por exemplo, a luz dos vários candeeiros da habitação deve apresentar um tom mais amarelado. Isso irá ajudar a criar a sensação de conforto e calor. 

6. Usar mantas e almofadas

Estes elementos decorativos podem desempenhar um papel importante no aquecimento da casa. Por isso, entre os truques para aquecer a casa sem gastar muita energia estão as  mantas e almofadas. Elas podem ser usadas para aquecer uma divisão. 

Estes elementos permitem tornar o ambiente mais acolhedor e quente. As mantas e as almofadas tornam a sala ou o quarto mais confortável. Se quisermos ver televisão no sofá, ter uma manta nas pernas, tornará a divisão mais aconchegante.

7. Cozinhar no forno

Embora uma refeição no forno implique um gasto de energia mais acentuado, quando há a  necessidade de cozinha, esta opção permite aquecer a casa. 

Além disso, frequentemente, as refeições no forno tornam-se particularmente mais apetecíveis no inverno, ajudam a combater o frio e, como são servidas bem quentinhas, tornam a área da cozinha mais quente. O forno emite um calor que aquece essa divisão e, se a casa for pequena, a temperatura também passa para outras divisões.

8. Usar sacos de água quente

Este é um dos truques mais antigos para aquecer a casa sem gastar muita energia. Frequentemente, os avós usam esta estratégia. A sabedoria dos mais velhos deve ser respeitada. 

Usar sacos de água quente comprova a validade dos seus conhecimentos. O procedimento é simples: ferver a água, colocá-la no interior do saco, remover o ar de dentro da bolsa e, por fim, fechar bem e usar. 

Este recurso pode ser utilizado de várias formas. Pode ser colocado na cama pouco antes de se ir dormir, por exemplo. Ou colocar no sofá, por baixo da manta, para uma sessão de cinema em família bastante confortável.

Estas estratégias simples podem fazer toda a diferença. Com estes truques para aquecer a casa sem gastar muita energia, poderá enfrentar os dias frios de inverno sem receio, pois o calor será mantido dentro de portas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE