Portugal
Natureza fascinante! 10 curiosidades incríveis sobre as abelhas
As abelhas são seres fascinantes. Apesar de serem insetos de dimensões reduzidas, elas têm uma grande importância para o nosso planeta. Embora sejam seres conhecidos pela picada dolorosa, as abelhas são bastante nossas amigas, por isso, reunimos um conjunto de curiosidades que permitem olhar com outros olhos para este inseto.
O seu papel no nosso planeta é tão determinante que até é dedicada uma data especial a este inseto. O Dia Mundial das Abelhas realiza-se a 20 de maio.
PUBLICIDADE
1. As abelhas são fundamentais no planeta
Estes insetos prestam um serviço fundamental à humanidade e à biodiversidade. Elas ajudam a garantir a vida no planeta. A polinização ocorre quando a abelha realiza o transporte do pólen da parte masculina das flores para a parte feminina, o que, posteriormente, origina uma flor ou um fruto!
O trabalho de polinização das abelhas revela-se de grande importância! Embora haja plantas que delegam no vento a tarefa de promover a polinização, existem plantas que dependem somente destes insetos para fazer a polinização!
As abelhas são responsáveis pela polinização de aproximadamente 73% das plantas no mundo. Quando estiver a saborear uma fruta ou vegetal, recorde o papel das abelhas e agradeça-lhes!
2. A picada pode ser fatal
Frequentemente, o uso do ferrão da abelha pode revelar-se uma sentença de morte. As abelhas atacam para se defenderem. Contudo, se picarem alguém, podem acabar por morrer. É comum parte do abdómen das abelhas ser arrancado por ficar junto do ferrão. Os especialistas defendem que as abelhas mais perigosas do mundo são as africanas.
3. Diversidade e sociedade
Atualmente, já estão identificadas mais de 20 mil espécies de abelhas. Só em Portugal há mais de 750 espécies diferentes destes insetos que podem apresentar-se com diversos tamanhos e cores.
As abelhas vivem em colónias. Elas são seres que trabalham de forma muito organizada. Cada abelha tem a sua tarefa na colmeia!
As abelhas são insetos sociais e revelam heteromorfismo. Logo, apresentam diferenças morfológicas e funções distintas que desempenham na colmeia com um nível de organização de trabalho simplesmente extraordinário.
Cada colónia de abelhas apresenta um odor diferente. Essa diferença permite às abelhas identificar os membros da colónia a que pertencem. Todas as outras abelhas que não partilham o mesmo odor são encaradas como inimigas
4. A importância da colónia
Numa colmeia, podem estar até 50 mil abelhas com diferentes papéis, nomeadamente milhares de operárias, alguns zangões e uma rainha.
As abelhas operárias (ou obreiras) são todas fêmeas. Portanto, somente elas trabalham. Os machos (os zangões) têm a missão de fecundar a rainha. Eles só existem com o propósito da reprodução.
O zangão fecunda a abelha-rainha durante este voo. Em determinadas espécies, é comum ele morrer após a cópula devido ao facto do seu órgão genital ficar preso no corpo da rainha e se romper.
Após cumprirem essa missão, eles deixam de ser aceites na colmeia e são expulsos. Os machos não se sabem alimentar sozinhos. Por isso, quando ficam fora da colmeia, abandonados, morrem de fome.
5. O papel único da rainha
A abelha rainha é uma criação, não uma função destinada. Não se nasce rainha, torna-se abelha rainha.
Após as abelhas operárias alimentarem durante um tempo significativo um conjunto vasto de larvas com geleia real, podem formar-se rainhas com a riqueza desta geleia (em vitaminas e nutrientes). É esta alimentação que permite que algumas larvas se tornarem rainhas.
A rainha é o elemento principal da colmeia. Por isso, só pode existir uma abelha-rainha por colmeia. Caso existam duas rainhas, elas lutam até à morte, para só restar uma a “usar a coroa”.
Geralmente, o tempo de vida da abelha rainha é superior. Vive até 2 anos. A diferença é significativa quando se compara com as operárias, que não duram mais que um mês e meio. As abelhas-rainhas podem pôr 3 mil ovos num único dia.
6. Muitas abelhas têm 5 olhos
Embora não seja comum em todas as espécies de abelhas, as designadas abelhas-do-mel têm 5 olhos. Portanto, não só apresentam dois olhos complexos bem visíveis, presentes nas laterais da cabeça do inseto, como apresentam um conjunto de três olhos, chamados de ocelos.
7. A produção do mel
As abelhas são conhecidas pela produção de mel. Uma abelha produz em média cerca de 5 gramas de mel por ano.
Para as abelhas conseguirem produzir 1 kg de mel, elas necessitam de visitar 5 milhões de flores. Num único dia, uma abelha-operária pode visitar 2 mil flores. São necessárias mil abelhas trabalharem durante toda a vida para fabricarem meio quilo de mel. Uma colmeia pode produzir anualmente cerca de 250 quilos de mel.
As abelhas são os únicos insetos a produzirem mel. Elas já se habituaram a produzir em quantidades significativas para que os apicultores fiquem com uma porção e o resto ficar para elas e servir-lhes de alimento.
O mel é um produto especial. O único alimento que nunca se estraga. Tal acontece devido à quantidade significativa de açúcar. No túmulo de Tutankamon (1341-1323 a C.), foi encontrado mel que ainda se encontrava comestível!
Este produto natural pode cristalizar devido à quantidade significativa de açúcares na sua constituição. Em determinadas condições, os açúcares agregam-se, tornando-se cristais. Por isso, o mel cristaliza.
8. Grande sentido de orientação
As abelhas são insetos com um sentido de orientação bastante apurado. Mesmo que as abelhas voem por mais de 2 km, esse afastamento da colmeia nunca as impede de encontrar o caminho de regresso.
As abelhas comunicam entre si através da dança. Dessa forma, transmitem informações precisas sobre a localização e distância das flores.
9. O inverno
Durante os dias frios de inverno, as abelhas mantêm-se no interior das colmeias em grande número. Dessa forma, conseguem manter-se aquecidas e também lhes permite proteger a sua rainha. As abelhas também podem alimentar-se do mel que produziram durante os meses anteriores.
10. As asas das abelhas
Uma abelha é um inseto forte, que consegue carregar o equivalente a 300 vezes o peso do seu corpo. Além disso, as abelhas podem voar a uma velocidade razoável, cerca de 20 km por hora.
A voar, elas batem as asas cerca de 11,4 mil vezes por minuto. Nesse movimento frenético, elas produzem o zumbido que todos reconhecemos quando uma abelha passa por nós.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE