Primeira Página
“Escola de Coimbra” a marca do Instituto Superior Miguel Torga
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) celebra, este sábado, 11 de janeiro, 88 anos.
As comemorações da instituição de ensino realizaram-se ao longo da manhã no Convento São Francisco, em Coimbra, reunindo dirigentes, estudantes, docentes, investigadores, entidades parceiras e a comunidade local.
Com quase nove décadas de história, o Instituto Superior Miguel Torga reafirma o seu compromisso com a excelência no ensino e na investigação, homenageando o mérito académico e promovendo a partilha cultural e institucional.
Esta data simboliza uma nova fase na história do Instituto, que, após um percurso repleto de desafios, vê em 2025 um ano decisivo para a sua continuidade e expansão.
Na cerimónia comemorativa, o presidente da instituição destacou o passado, o presente e o futuro desta escola singular, profundamente enraizada na região de Coimbra.
Manuel Castelo Branco destacou os projetos futuros da instituição. A marca “Escola de Coimbra”, recentemente registada, será um pilar estratégico, dedicada a pós-graduações, MBA e cursos breves adaptados às necessidades dos municípios e das suas forças vivas.
Além disso, está em preparação o Observatório de Desenvolvimento Local, que terá como objetivo estudar as dinâmicas económicas, culturais e sociais da região.
Outro foco estratégico será o fortalecimento das relações internacionais, com destaque para a lusofonia e as comunidades portuguesas espalhadas pela Europa.
Com cerca de 1.400 alunos, a instituição afirma-se hoje como “uma escola de elites , não de elites económicas ou sociais, mas de elites do conhecimento”, sublinhou Manuel Castelo Branco no seu discurso.
O responsável reforçou, ainda, a importância da excelência pedagógica e científica, referindo que o sucesso do instituto é construído com o empenho de docentes, alunos, funcionários e parceiros institucionais.
A ligação à comunidade continua a ser uma prioridade..
Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, descreveu o evento como “um momento de festa, de reflexão e projeção para o futuro desta instituição que significa tanto para a nossa comunidade e para o ensino superior em Portugal”.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra reforçou a relevância do ISMT para a cidade e para toda a região, destacando o impacto da sua atividade na formação de quadros qualificados e no fortalecimento dos laços com a comunidade.
Um dos momentos altos da cerimónia foi a entrega do Prémio de Investigação do ISMT 2023 e da Menção Honrosa, que destacaram o contributo científico de investigadores ligados à instituição.
Além disso, foram entregues prémios aos melhores alunos do ano letivo 2023/2024, sublinhando a aposta na excelência académica.
A cerimónia foi também enriquecida por momentos culturais, com destaque para três atuações musicais que trouxeram um ambiente de celebração e emoção.
O encerramento do evento ficou a cargo de António Ataíde, antigo aluno do ISMT.
O Instituto Superior Miguel Torga reforçou, assim, o seu compromisso com a excelência, a ligação à comunidade e a valorização das pessoas que fazem parte da sua história.
Related Images:
PUBLICIDADE