Primeira Página
Licenciatura (à vista) no campus Rovisco Pais em Cantanhede
A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), em colaboração com o Município de Cantanhede e a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra), apresentou uma nova edição da pós-graduação em Integração Sensorial.
Este é o primeiro passo de uma estratégia que visa criar um pólo inovador de ensino, investigação e cuidados de saúde na área das terapias e reabilitação, com impacto significativo no panorama nacional.
Graciano Paulo, presidente da ESTeSC, destacou a iniciativa como pioneira, afirmando que se trata de uma oportunidade para “exponenciar as Tecnologias da Saúde e o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais”.
O objetivo é estabelecer um modelo único que integre ensino, investigação e prestação de cuidados.
A pós-graduação, que agora inicia a sua 6.ª edição com 65 alunos, terá a duração de 18 meses.
Para além do ensino tradicional, o curso pretende ser o arranque de um pólo diferenciado que promova a educação de excelência, o desenvolvimento de cuidados avançados e a investigação científica de alto nível.
O projeto prevê a criação de novas ofertas formativas, incluindo uma licenciatura na área das Tecnologias da Saúde, planeada para arrancar em 2026.
“Já foi assinado um memorando de entendimento entre as três entidades para o desenvolvimento de cursos neste campus, sendo que o primeiro será o de Terapia Ocupacional”, acrescentou Graciano Paulo.
A primeira fase do projeto envolve a adaptação de instalações existentes para albergar salas de aula, equipamentos clínicos e uma rede informática robusta.
Além disso, serão criados alojamentos em vivendas localizadas no campus de saúde, assegurando condições adequadas para alunos e profissionais.
“Acreditamos que, com determinação e o apoio das entidades envolvidas, este projeto será uma realidade em pleno até 2030,” concluiu o responsável.
A presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, classificou o momento como “histórico para o concelho”, sublinhando a importância do projeto para a região.
Por sua vez, Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, reforçou que esta iniciativa representa uma “valorização do território”.
A cerimónia de abertura da pós-graduação, e a apresentação das linhas orientadoras para a criação de um pólo da ESTeSC no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, decorreu, na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro, no Auditório da Unidade de Cuidados Continuados do Rovisco Pais.
Related Images:
PUBLICIDADE