Região
Criação de micro-compostores desperta consciência ecológica dos alunos na Pampilhosa da Serra
Ontem, dia 9 de janeiro, a compostagem natural de resíduos orgânicos marcou o regresso do Programa Eco Escolas, após o período de férias escolares de dezembro. A atividade, que contou com a participação de 15 alunos do 5º ano da Escola Sede, foi dedicada à demonstração de vários agentes decompositores de matéria orgânica e à análise da importância da compostagem para a renovação dos solos.
A promoção de micro-organismos benéficos à natureza, a reutilização de recursos e a minimização de fertilizantes químicos na agricultura, foram outros aspetos associados a este processo que despertaram a consciência ecológica dos jovens.
Desta forma, com o objetivo de fazer um acompanhamento permanente e proporcionar uma melhor observação do processo inerente à compostagem, foi utilizada uma técnica bastante simples que pode ser replicada em qualquer espaço.
Com recurso a sacos com fecho zip, foram construídos pequenos compostores portáteis, de decomposição rápida (60% de pedaços de caixas de ovos e 40% de alimentos desperdiçados), para acompanhamento do processo em sala de aula, durante um curto período de tempo.
Esta atividade foi organizada entre o Clube Eco Escolas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra. As ações estão inseridas no âmbito do Eco Escolas 2025, um programa internacional desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Related Images:
PUBLICIDADE