Polícias

PSP põe fim ao reinado do “Zé do Porto”, o último carteirista da capital

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 10-01-2025

Imagem: PSP / facebook

A Divisão de Investigação Criminal da PSP deteve o último carteirista nacional ainda remanescente e a atuar nas carreiras e elétricos turísticos de Lisboa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A detenção foi anunciada nas redes sociais desta polícia, onde se pode ler que “o suspeito de 62 anos foi condenado recentemente à pena de 4 anos de prisão efetiva após ser investigado pela prática de mais de 20 furtos qualificados – por carteirista em transporte público”.

Este carteirista conhecido a longa data, andou a ser investigado em território nacional português, é sobejamente conhecido e com uma ampla pegada criminal (que já lhe motivou inclusive pesadas passagens em ambiente criminal) neste tipo de crime, tendencialmente contra turistas, nas carreiras e elétricos, conhecido como o “Rei dos Elétricos” de alcunha “Zé do Porto”.

Após uma investigação que teve início em 2019 e após o términus dos recursos passivéis por parte do arguido, esta Equipa da Divisão de Investigação Criminal, especialmente criada e especializada para estes fenómenos itinerantes, designada F3C, terminou a investigação com a execução do mandado de detenção para cumprimento de pena de 4 anos de prisão, tendo sido o arguido detido.

Responsável, nos últimos anos, por dezenas de furtos qualificados e por diversas investigações, o suspeito fazia desse ilícito modus vivendi.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE