Coimbra

Palavra de ministra: “Desta vez (o novo Palácio da Justiça) é mesmo para cumprir”

António Alves | 7 horas atrás em 10-01-2025

Rita Júdice garantiu sexta-feira em Coimbra que é desta que a construção do novo Palácio da Justiça irá avançar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A ministra da Justiça está a decicar o dia de hoje à cidade de Coimbra, Durante a manhã, a governante esteve no Tribunal da Relação de Coimbra, sito no Palácio da Justiça, e no Juízo do Trabalho e do Cível, em alguns pisos do Arnado Business Center.

Ao final da manhã, teve lugar a assinatura do Contrato Interadministrativo para elaboração e revisão do projeto para o novo Palácio da Justiça de Coimbra.

No Salão Nobre da autarquia, Rita Júdice reconheceu as “deficiências, a falta de funcionalidade ou o custo com rendas de alguns edifícios onde estão instalados Juízos do Tribunal da Comarca de Coimbra”.

“Para os termos numa única localização, é preciso construir um edifício de raiz”, afirmou. Para tal, e como explicou a governante, “o Ministério da Justiça, através do IGFEJ – aqui representado pela presidente – vai suportar os custos da elaboração e revisão do projeto (cerca de um milhão de euros), mas delega na Câmara Municipal as competências para concretizar essa tarefa”.

Na sua intervenção, fez questão de garantir que “não vamos ter que esperar pelo fim do meu mandato, nem esperar pelos 100 anos do antigo Palácio da Justiça de Coimbra, para ver o arranque dos trabalhos”, concluindo que “desta vez é mesmo para cumprir”.

Veja o Direto NDC com a cerimónia do Contrato Interadministrativo

Junto dos jornalistas, Rita Júdice explicou que hoje foi dado “o primeiro passo e com a preserverança do presidente da câmara e deste Governo vai acontecer”.

Sobre a data para o arranque do concurso, a ministra explicou que agora cabe ao Governo ligar ao presidente da câmara, José Manuel Silva, para saber quando é que o processo é lançado”.

“Vamos querer avançar com a máxima urgência porque é um projeto que já esperámos tanto tempo para que seja concretizado”, explicou.

Sobre o projeto, trata-se de um desenho feito totalmente de raiz “e pensado para uma nova justiça, para as novas necessidades e que possa também, já que é um Palácio feito de raiz, olhar para o projeto com os olhos postos no futuro”.

Veja o Direto NDC com as perguntas dos jornalistas à ministra da Justiça

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE