Política

Apple ajuda a salvar casal de turistas apanhado por subida de maré

Notícias de Coimbra | 3 dias atrás em 04-01-2025

A Autoridade Marítima Nacional, através do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, em articulação com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) da Marinha Portuguesa e com o apoio do SANAS Madeira e do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM), coordenou o resgate de um casal, de nacionalidade polaca, que teve início ao final da tarde de ontem, 03 de janeiro, junto a Fajã das Palhas, na Ponta do Pargo, no concelho da Calheta, na ilha da Madeira.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Na sequência de um alerta recebido ontem, dia 3 de janeiro, pelas 17h40, através do SRPC IP-RAM, a informar que um casal se encontrava isolado na zona da Fajã das Palhas devido à subida da maré, foi de imediato ativado para o local uma embarcação do SANAS Madeira.

À chegada ao local, não estando reunidas as condições mínimas de segurança para efetuar o resgate das vítimas por via marítima, ou via aérea, houve necessidade de adiar a extração. 

O casal resguardou-se durante o período noturno numa gruta existente no local, tendo o MRSC Funchal mantido uma monitorização contínua com recurso ao  Centro de Retransmissão de Emergências da Apple, face à inexistência de rede no local. 

A operação de resgate foi retomada ao início da manhã de hoje, com o empenhamento de um meio aéreo da Força Aérea sediado no Porto Santo.

Após concluída a retirada por via aérea, as vítimas foram transportadas para o Aeroporto da Madeira onde chegaram às 9h43. No local, os cidadãos polacos, que se encontravam estáveis, eram aguardados por uma ambulância dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz que procedeu ao seu transporte para uma unidade hospitalar do Funchal.

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal coordenou a operação de resgate e o Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE