Vamos

O melhor queijo português pode ser degustado “próximo” de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 25-12-2024

Fique a conhecer os melhores queijos de Portugal. Se é apreciador desta tentação, não perca a oportunidade de provar todos desta lista.

Muitos são apreciadores. Embora também haja quem não gosta, mas quem tem apreço por este produto gosta de experimentar diferentes variedades.

Existem diversos produtos com propriedades específicas que proporcionam experiências muito distintas. Só no nosso país podemos encontrar grande diversidade. Há vários queijos que merecem rasgados elogios. Alguns até são destacados em eventos internacionais.

PUBLICIDADE

Recentemente, até foi noticiado que um queijo português tinha sido considerado o melhor do mundo no ‘World Cheese Awards 2024’. Uma conquista assinalável num evento que avaliou cerca de 4.800 queijos.

O queijo de ovelha amanteigado produzido na Queijaria Quinta do Pomar, na freguesia de Soalheira, no concelho do Fundão, conseguiu esse feito. Fique a conhecer os melhores queijos de Portugal. Se é apreciador desta tentação, não perca a oportunidade de provar todos desta lista.

O nosso país preserva uma tradição que tem grande importância na produção de queijos portugueses. Por cá, é usado leite cru. Seremos o último reduto na Europa a fazê-lo. A maioria dos produtores além-fronteiras não o utiliza devido a uma legislação restritiva. A opção recai no leite pasteurizado.

Devido à utilização do leite cru, os queijos de Portugal apresentam características organolépticas que fazem com que se distingam dos outros. Eles preservam uma genuinidade e artesanalidade que valorizam os queijos portugueses.

A utilização de coalho vegetal proveniente da flor do cardo é outro fator que diferencia os queijos nacionais. Muitos apreciadores de bom queijo ficam rendidos ao sabor ligeiramente amargo e mais rústico que a flor do cardo confere aos queijos.

Frequentemente, os nossos queijos são produzidos com coalho vegetal, originário da flor do cardo. Este elemento tem um papel preponderante nos queijos portugueses, enriquecendo-os, quer ao nível de sabor, quer ao nível de aroma.

1.Queijo da Serra da Estrela: Este produto é feito com leite de ovelha de pasto. O Queijo da Serra da Estrela é reconhecido pela sua singularidade. Ele proporciona uma experiência imperdível para qualquer apreciador de queijo. Este produto é incontornável. Tinha de estar presente numa lista que apresenta os melhores queijos de Portugal.

2.Queijo da Ilha do Pico: Como o nome indica, este queijo é proveniente dos Açores. O Queijo da Ilha do Pico é feito de pasta mole. Os Açores demonstram ter uma boa indústria de laticínios. O seu leite é de qualidade elevada, algo que se reflete nos queijos, nomeadamente neste queijo produzido na pequena ilha do Pico. Desta forma, o Queijo da Ilha do Pico tinha de integrar os melhores queijos de Portugal.

3.Queijo de Azeitão: Este queijo tem semelhanças com o popular Queijo da Serra. A origem deste queijo está ligada ao primeiro desta lista. O “criador” do Queijo de Azeitão era um beirão que passou a viver na Península de Setúbal. Devido às saudades que tinha do “seu” Queijo da Serra, ele criou uma versão. Por isso, entre ambos os queijos há semelhanças evidentes.

Naturalmente, também há diferenças, devido à diferença do território. As ovelhas alimentam-se de forma distinta na região de Setúbal. Por isso, devido à proximidade com a flora da Serra da Arrábida, o Queijo de Azeitão apresenta um sabor mais floral em comparação com o Queijo da Serra.

4.Queijo de Cabra Transmontano: Este queijo é proveniente da região de Trás-os-Montes. O Queijo de Cabra Transmontano é produzido a partir de leite cru de cabra de raça Serrana. As caraterísticas do leite usado neste queijo permitem garantir um produto de qualidade elevada.

A área de produção deste produto singular abrange vários concelhos, tais como: Bragança (Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro) e Vila Real (concelhos de Valpaços e de Murça).

5.Queijo do Rabaçal: O nome deste queijo nacional deve-se à povoação do Rabaçal, mencionada numa documentação do século XII. A fama deste queijo conta assim com várias centenas de anos.
Trata-se de um produto com uma longa história. Ao longo do tempo, o queijo do Rabaçal conquistou muitos adeptos devido ao seu sabor, que conseguiu seduzir várias gerações. Este queijo curado de pasta semidura a dura apresenta-se num branco-mate. O Queijo do Rabaçal apresenta na sua pasta poucos olhos pequenos (quase nenhuns) e irregulares.

A sua produção é feita por uma mistura de leites de ovelha e cabra. O seu sabor icónico torna o Queijo do Rabaçal num dos melhores queijos de Portugal.

6.Queijo de São Jorge: Este queijo tem este nome devido ao facto de ser proveniente da ilha de São Jorge. Está entre os melhores queijos portugueses devido à experiência que proporciona: singular. A sua cor amarelada e o seu sabor e aroma algo forte, mas limpo e ligeiramente picante, seduzem os apreciadores mais rigorosos desta iguaria. Este produto é mais uma prova da excelência dos queijos produzidos no arquipélago dos Açores. Este queijo é produzido a partir de leite cru de vaca, apresentando-se como um queijo verdadeiramente único e de qualidade máxima.

7.Queijo de Nisa: Este produto do Alto Alentejo é feito de pasta semidura. Este queijo é bastante popular na região do Alentejo, principalmente em Portalegre. O queijo de Nisa é produzido maioritariamente nos concelhos de Nisa, Marvão, Portalegre, Monforte, Crato, Castelo de Vide, Arronches e Alter do Chão.

Este queijo é feito a partir de leite cru de ovelha, mais especificamente da raça Merina Branca. O queijo de Nisa é um queijo curado com uma pasta semi-dura de cor branca amarelada. O seu sabor é algo ácido e o aroma deste queijo é intenso. O queijo de Nisa pode ser saboreado em dois formatos. O menor é chamado de “merendeira”.

8.Queijo de Serpa: Este queijo é do Baixo Alentejo. Tal como o anterior, é feito de pasta semidura. Este queijo, como o queijo de Nisa, representa bem a diversidade regional do nosso país. Ambos os queijos são apreciados pela sua complexidade e consistência e apresentam sabores únicos.

9.Requeijão português: Este produto é feito numa massa formada a partir do soro do leite, criado no momento do fabrico do queijo, o qual é novamente sujeito à ação do calor. O requeijão consiste num subproduto da fabricação do queijo de ovelha, sendo que é adicionado o soro em volume (máximo de 18%) de leite (de ovelha ou de cabra).

10.Queijo Terrincho: Este queijo é feito com leite da ovelha Churra da Terra Quente. As ovelhas que originam o leite utilizado neste queijo pastam ao ar livre. A dieta natural destas animais revela-se benéfico para o queijo. São conferidas qualidades ao leite e um gosto distinto que contribuem para o queijo apresentar um sabor diferente, bem macio ao paladar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE