Coimbra

Os milagres de Natal podem acontecer: “Queijadinha” de Coimbra surpreende veterinárias

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 24-12-2024

Imagem: Grupo Gatos Urbanos / Facebook

Esta é a história da gata “Queijadinha”, uma gata juvenil que foi encontrada gravemente ferida pelo Grupo Gatos Urbanos de Coimbra, em Pereira do Campo, na segunda-feira, 16 de dezembro.

“O animal foi transportado de emergência para as urgências“, refere o grupo nas redes sociais. A gata estava “junto da mãe” e “só se afastou quando avançámos para a pequenina […] A mãe viu socorrer a sua filhota”.

Ficou a ser “assistida a oxigénio na incubadora. Tem traumatismo craniano e outras lesões menos críticas […] O prognóstico é muito reservado”.

PUBLICIDADE

Numa atualização sobre o estado de saúde da Queijadinha, na terça-feira, 17 de dezembro, o Grupo Gatos Urbanos a publicar, dizendo que “mantém-se nos cuidados intensivos”, a gata “agradece todo o vosso generoso apoio”.

Graças à imediata intervenção deste grupo, bem como da equipa médica da Vetcondeixa, a companheira de quatro patas “já consegue levantar a cabecita. Para além das lesões visíveis e óbvias, o olho direito e ouvido direito parecem estar sem qualquer viabilidade”.

“Apesar de mais reativa, tem muito edema nos tecidos moles e fraturas da sínfise da mandíbula. É um grande traumatismo. Aguarda-se a redução do edema para seguidamente avançar para as cirurgias que ela tem que fazer. Agora é fundamental que estabilize para que possamos então, com o vosso generoso apoio, avançar para a cirurgia do maxilar e olho”, explica nas redes sociais.

Contudo, em princípio ficará surda de um ouvido e cega de um olho, mas só daqui alguns dias se poderá ter mais certezas.

A equipa da Vetcondeixa está a vigiá-la e a tratá-la intensamente, com todos os cuidados para que sobreviva e está medicada para supressão da dor.

A Queijadinha mantém-se na incubadora com apoio de oxigénio e controlo da temperatura. Acreditamos ter aqui uma sobrevivente, com mazelas, mas ainda com muita coisa boa para viver. Vamos sussurrar à Queijadinha todo o vosso apoio para que ela sinta que todos vós estão a ajudá-la. Obrigado pelo apoio até agora”, termina.

Quem quiser ajudar pode doar através do IBAN: PT50 0033 0000 4544 1811 8400 5 ou pelo MB Way para os seguintes números: 925735728 , 914827041 , 918680557 e 963574922.

Bem como enviar donativos para o Paypal: gatos.urbanos@gmail.com . Quem apoiar, é favor de enviar um e-mail com o assunto “Para Queijadinha” e indicando o nome e número de telefone.

Numa recente atualização sobre o seu estado de saúde, as “médicas fazem estimulação e fisioterapia”, contudo, a “Queijadinha ainda não se equilibra devido ao traumatismo craniano. Desequilibra-se mais para o lado esquerdo, mas há pouco conseguiu mexer as patas e manter algum equilíbrio, embora por pouco tempo ainda”, escreve o grupo nas redes socias a 23 de dezembro.

“A pequenita também surpreendeu as médicas: já bufa e dá patadas. ☺️ Não há nada como ser filha de mãe silvestre. Acreditamos, esperançados, que vão acontecer pequenas melhorias a cada dia. É essa a esperança, até porque amanhã é Natal. Força pequenita”, terminam.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE