Saúde

Café na luta contra o cancro: Quatro chávenas “por dia nem sabe o bem que lhe fazia”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 24-12-2024

Beber chá ou café ao longo do dia pode proporcionar alguma proteção contra cancros comuns. Mais especificamente contra aqueles que afetam a boca, a garganta e a caixa vocal.

O estudo sugere que mais de quatro chávenas de café com cafeína por dia podem diminuir as suas probabilidades de desenvolver cancro da cabeça ou do pescoço em 17%.

Tudo aquilo que comemos ou bebemos influencia a nossa saúde. As pessoas que consomem tabaco correm um risco 10 vezes maior de desenvolver um carcinoma espinocelular da cabeça e do pescoço (CECP). Entretanto o risco também aumenta consoante a quantidade de álcool consumida diariamente, pode ler-se no Leak.

PUBLICIDADE

Por outro lado, o chá e o café contêm poderosas substâncias anticancerígenas e anti-inflamatórias. Assim podem potencialmente proteger os consumidores de alguns dos efeitos dos carcinogéneos.

A investigação sobre o tema tem sido irregular. Isto com alguns estudos a sugerirem que o consumo diário de café a níveis intermédios ou elevados pode ter alguns efeitos protetores, contrastando com outros que não conseguiram ver grande impacto na prevenção de cancros na área da boca e da garganta.

A um nível mais específico, as pessoas que bebiam quatro chávenas ou mais de café com cafeína tinham um risco 30% inferior de desenvolver cancro na boca e 22% inferior de cancro na garganta. Tomar cerca de 3 a 4 chávenas por dia reduziu as probabilidades de cancro na parte inferior da garganta em cerca de 40%.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE