Coimbra
Memórias de Natal: Quando as Escadas Monumentais se tornaram numa montanha-russa
Está quase a fazer um ano desde que foi publicado um vídeo no TikTok em que dava conta de um jovem que decidiu descer as Escadas Monumentais em Coimbra em cima de um trenó de madeira decorado com luzes de Natal. A situação terminou de forma feliz, já que o condutor não bateu por milímetros num pino de ferro ao fundo desta descida.
Joel Pedrosa decidiu pegar num trenó de madeira e descer todas as Escadas Monumentais em cima deste “meio de transporte”.
Por se tratar de uma altura festiva, decidiu decorá-lo com luzes de Natal. No cimo das Escadas Monumentais, e com vários amigos a filmar, arriscou descer a escadaria de 125 degraus que ligam a Praça D. Dinis, na Alta Universitária, à confluência das ruas Oliveira Matos, Venâncio Rodrigues e Castro Matoso.
A velocidade da descida levou a que o(s) amigo(s) chegassem a temer o pior, havendo mesmo momentos em que pedem para ele tentar travar. Só que a descida prossegue e, quando está a terminar o percurso, o trenó vai na direção de um pino de ferro e, só por pouco, o autor desta proeza não vai contra esta estrutura.
No final, e perante o sucesso desta descida, os amigos festejam junto do autor da proeza.
Joel Pedrosa, para além destes feitos, tem outros. Sobrevoou a Cabra (Torre da Universidade de Coimbra) agarrado a uma grua. E para não bastar, lançou-se ao rio com uma réplica da Torre da Universidade de Coimbra na Red Bull FlugTag, a 7 de setembro, em Lisboa.
Recorde-se que, no início de outubro de 2023, uma mulher de 27 anos desceu parte das Escadas Monumentais no interior de um veículo automóvel. O carro ficou imobilizado depois do terceiro lanço de escadas. Esta viatura foi mesmo posta à venda no dia 16 de outubro na plataforma Olx. O preço pedido para “o mais famoso de Portugal” foi de 400 euros, negociáveis.
Em novembro daquele ano, o “veículo mais famoso” de Portugal passou a decorar o Café Moçambique na Praça da República em Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE