Primeira Página

Em Coimbra serve-se comida “no Tacho” com o sabor do tempo dos nossos avós

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 18-12-2024

Surgiu quase “por acaso”, mas o restaurante “no Tacho” na Baixa de Coimbra é já uma das referências gastronómicas da cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

“Comida típica de Portugal, com uma experiência sensorial única e diferenciada”. É, desta forma, que um dos utilizadores da Tripadvisor avalia o serviço deste espaço situado a meio da Rua da Moeda, em plena zona central da Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

O projeto nasceu “por acaso” em 2018 fruto da vontade de um dos sócios. Bruno Carvalheira esteve duas décadas a trabalhar como eletromecânico de frio, até que decidiu investir num projeto próprio na área da restauração.

“Eu sempre gostei de frequentar restaurantes, sempre gostei de comer, sempre gostei de cozinhar também e acho que foi um pouco por isso que decidi avançar com este projeto”, afirmou.

Depois de uma parceria inicial, Bruno Carvalheira encontrou em João Rego o novo sócio para enfrentar os desafios de um projeto que pretende recuperar os sabores de antigamente.

Na entrevista ao Notícias de Coimbra, João Rego explicou que já está nesta área há 18 anos e que ficou logo entusiasmado com o projeto “no Tacho”.

“Conheci o projeto, estive aqui no restaurante vizinho e vim trabalhar para cá. Passado um ano a trabalhar “no Tacho” surgiu a oportunidade de me juntar ao Bruno”, lembrou.

O novo sócio reconheceu que este “é um negócio um bocado trabalhoso, no bom sentido, e a dois torna-se mais fácil”.

Questionado sobre o balanço dos sete anos de existência do restaurante “no Tacho”, Bruno Carvalheira respondeu que é bastante positivo. “Temos estado sempre a crescer, com muito trabalho e muita persistência”, frisou.

Sobre a ementa, quem for ao restaurante “no Tacho” só vai encontrar comida portuguesa com o sabor tradicional dos nossos avós. O objetivo é utilizar sempre produtos made in Portugal, e principalmente da região.

O objetivo, como fazem questão de explicar, é que os clientes possam degustar “a altíssima seleção de peixes frescos da costa portuguesa, as mais tenras carnes de origem certificada e os paladares frescos e suculentos das frutas e legumes da estação”.

Questionados sobre os destaques na ementa, Bruno Carvalheira e João Rego começam pelo couvert com pão de massa mãe, broa de milho, azeite de Trás-os-Montes e manteiga aromatizada e azeitona galega.

Depois, nas entradas, a Salada Mista, o Caldo Verde com chouriço de Trás-os-Montes; Salada de Bacalhau; Peixe da Nossa Costa, Manga e Alecrim; Croquetes de Marinhoa D.O.P. e Fumeiro do Barroso; Presunto de Vaca Fumado e Gema de Ovo Curada e Tábua de Queijos Portugueses, Presunto e Enchidos.

Na carta de peixes, encontramos o Arroz do Mondego Caldoso e Bacalhau; Polvo com Puré de Batata Doce e Legumes Salteados; Bacalhau Confitado, Puré de Couve Flor e Cogumelos e Corvina no Forno, Migas de Brócolos e Pickle de Alga.

Alcatra de Vitela Marinhoa D.O.P. com Batata Assada; Cachaço de Porco Bísaro, Cogumelos e Puré de Castanhas; Chanfana à Bairrada e Receita Antiga de Perdiz com Arroz do Mondego são as propostas nas carnes.

Para terminar, as sobremesas que vão desde o Pudim de Gemas e Vinho do Porto com Queijo de Cabra; Mousse de Chocolate e Crocante de Chocolate e Arroz Doce com Espuma de Vinho do Porto, entre outras propostas.

João Rego explicou que o restaurante aposta muito em pratos que são servidos no tacho, ou mais concretamente em caçoilas de barro.

“Depois, temos uma listagem já bem grande de pratos que entram e saem, de semana a semana ou de 15 em 15 dias, e que vão aumentando as opções dos nossos clientes”, afirmou.

Na carta de vinhos, o cliente é surpreendido pelo serviço a copo e pela extensa variedade de vinhos – exclusivos -, oriundos de pequenos produtores das regiões vinícolas mais importantes de Portugal.

Apesar de trabalharem com os pratos que constam da ementa, o restaurante “no Tacho” dispõe de menús para servir nas épocas festivas.

Para além das duas salas com 20 lugares, este restaurante na Baixa de Coimbra dispõe ainda de um espaço para a realização de eventos privados.

Os interessados podem fazer a sua reserva através da página da internet www.notacho.pt ou pelo telemóvel 911 925 961.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE