Coimbra
No Terreiro de Santa Clara-a-Velha “basta virar para ver o fogo de artifício” do Fim de Ano
O espaço que acolhe mensalmente a Feira Sem Regras em Santa Clara foi o escolhido para receber o palco principal da festa de Fim de Ano em Coimbra.
Inicialmente prevista para o Largo da Portagem, a estrutura que irá acolher os concertos de Richie Campbell e Matias Damásio nas noites de 30 e 31 de dezembro vai ser transferida para o Terreiro de Santa Clara-a-Velha.
PUBLICIDADE
A alteração não se deve ao atraso das obras do sistema Metrobus na zona da Portagem mas devido “a questões de segurança”, explicou ao Notícias de Coimbra o vice-presidente da câmara Francisco Veiga.
“Com o canal do metro foram construídos vários lancis que, em caso de algum incidente que obrigasse as pessoas a saírem rapidamente do local, colocaria em causa a sua segurança”, afirmou.
Desta forma, houve necessidade de encontrar um espaço alternativo. A opção usada no ano passado – Largo D. Dinis, na Alta Universitária – foi inicialmente colocada de lado, pois tem o inconveniente de obrigar as pessoas a grandes deslocações para poderem “assistir, como gostam, ao fogo de artifício”.
Depois, chegou a ser equacionada a Praça das Cortes – atual parque de estacionamento junto ao Estádio Universitário. Mas bastou uma visita ao local para se perceber que tinha como principal inconveniente “as árvores, os lancis e os pinos que existem junto aos passeios”. “Tudo isso era um problema em caso de haver um incidente no meio da população”, lembrou.
E a Praça da Canção? “Não vingou por duas razões: uma delas é porque está lá instalado o Coimbra Magic Land e a a estrutura de apoio; depois, e porventura a mais importante, é que temos receio que chova e se chover um ou dois dias antes, ou até mesmo no próximo dia, o terreno fica impraticável. Para ele não ficar impraticável, temos que investir dezenas de milhares de euros e revestir com relva artificial”, explicou.
A opção acabou por recair no Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Na opinião do vice-presidente da câmara, trata-se de “um espaço aberto, espraiado, onde não há obstáculos, pois o que mais nos preocupa é a segurança das pessoas que vêm passar essa noite em Coimbra”.
O palco ficará virado para a cidade, levando a que as pessoas que queiram ver o fogo de artifício tenham apenas de se “virar para ver o fogo de artifício, sem ter que andar a correr de um lado para o outro”.
A mudança para a margem esquerda vai obrigar ao corte de trânsito na avenida João das Regras e no sentido Santa Clara- Portagem da Ponte de Santa Clara. A outra faixa estará aberta ao trânsito para que os automobilistas possam circular na Avenida Fernão de Magalhães e Avenida Emídio Navarro até à Avenida de Conímbriga.
Os parques de estacionamento do Convento São Francisco e na Praça das Cortes vão estar abertos toda a noite.
Veja o Direto NDC com Francisco Veiga
Related Images:
PUBLICIDADE