Carteira

Cuidado com as compras online no Natal: Recomendações para não ser burlado

Notícias de Coimbra | 28 minutos atrás em 15-12-2024

O Natal tornou-se um cenário propício a fraudes, principalmente para aqueles que costumam fazer compras online, por isso é importante ter cuidado nesta época festiva.

PUBLICIDADE

publicidade

Algumas tentativas começam antes do início da época de compras de Natal. por isso precisa de estar atento às mensagens de e-mail e de texto que recebe. Evite também partilhar informações pessoais e verifique sempre se o site onde se está a comprar é de confiança.

PUBLICIDADE

Para além destas dicas mais gerais, o Jornal de Notícias alertou para as falsas caixas-prenda de Natal, anúncios que são partilhados através de publicações nas redes sociais, prometendo presentes e prémios que não existem, explica o Jornal de Notícias.

Outra burla está relacionada com decorações de Natal com descontos ou brindes, oferecendo árvores de Natal artificiais, bem como decorações a preços “extremamente baixos”. Os burlões utilizam vídeos de decorações de pessoas reais publicados online e adicionam locuções geradas por Inteligência Artificial (IA) para descrever os produtos e as ofertas.

Há também burlas baseadas em cupões de férias. Neste caso, oferecem falsos cartões-presente com o objetivo de levar os utilizadores a fornecerem informações pessoais para os receberem. Especificamente, encaminham as vítimas páginas que imitam as redes sociais e pedem-lhes que preencham um formulário.

Agora, mais do que conhecer as burlas, importa também saber como as combater. Em primeiro lugar ter cuidado com os temas de Natal recorrentes que podem ser utilizados como um gancho para atrair os utilizadores para as burlas. É o caso, por exemplo, dos anúncios relacionados com descontos “demasiado bons para serem verdade”.

Assim, enquanto os utilizadores procuram presentes e ofertas de Natal na Internet, devem estar atentos a possíveis ataques de “phishing” em e-mails e mensagens.

Na mesma linha, a partilha de informações pessoais em qualquer plataforma online também deve ser evitada.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE