Portugal

O mundo aos nossos pés: curiosidades incríveis e fascinantes sobre formigas!

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 14-12-2024

As pessoas estão sempre muito ocupadas com as suas tarefas quotidianas e raramente têm tempo para apreciar o que as rodeia. Há no nosso planeta um vasto universo para descobrir com seres que são verdadeiramente encantadores. Mesmo algo que se vê regularmente, como uma formiga, está ligado a diversos factos interessantes. 

As formigas integram a Ordem Hymenoptera, que também inclui as abelhas e as vespas, por exemplo. Estes insetos que conhecemos como formigas apresentam um exosqueleto impermeável. As formigas têm um corpo onde se distinguem três partes, nomeadamente: cabeça, tórax e abdómen. Além disso, no seu corpo também se destacam três pares de patas articuladas.

O nome Hymenoptera desta ordem onde as formigas estão integradas deriva do grego (hymen = membrana; ptera = asas), pois as espécies deste grupo Hymenoptera apresentam dois pares de asas membranosas, havendo a destacar as asas anteriores, que são maiores do que as posteriores. Alguns grupos, nomeadamente as formigas operárias e as vespas da família Mutilidae, perderam secundariamente as asas

PUBLICIDADE

Segundo se verifica atualmente, conhecemos mais de 15.000 espécies de formigas no mundo. A formiga é um dos insetos mais populares. Elas podem ser encontradas em quase todas as regiões do mundo, com exceção das zonas polares.

No nosso país, podemos encontrar quase 200 espécies. Conhecem-se 126 espécies só em Portugal continental. Nas ilhas portuguesas, também podemos encontrar diversas espécies. São 41 no total: 14 no arquipélago dos Açores e 27 no arquipélago da Madeira.

O tamanho das formigas pode apresentar variações. Podemos encontrar estes insetos com um tamanho que pode variar entre 2 mm e 25 mm. 

Existem formigas de espécies diferentes que apresentam tonalidades muito distintas. Contudo, embora se encontrem formigas verdes ou azul-metálicas, a maioria das espécies apresenta as cores amarela, castanha, vermelha ou preta.

As formigas vivem em colónias. As colónias de formigas podem esconder milhões de exemplares. Nas colónias, podemos encontrar três castas de formigas. Existe uma rainha (casta de fêmeas férteis), as obreiras (casta de fêmeas inférteis) e os machos.

As formigas podem ainda distinguir-se por subcastas, especialmente em espécies com colónias de dimensões alargadas, onde ocorrem obreiras com variações no tamanho e na forma corporal. 

A distinção entre castas pode verificar-se pelas características. Por exemplo, as formigas obreiras tendem a ser menores. Elas não têm asas, ao contrário do que acontece com os machos e as jovens rainhas aladas.

As formigas soldado, que consistem em obreiras com cabeças e mandíbulas de grandes proporções, são insetos especializados na defesa.

As rainhas vivem por mais tempo (algumas podem viver até aos 20 anos!). Elas distinguem-se por serem os maiores membros da colónia. Além das maiores dimensões, as formigas rainhas apresentam o abdómen mais dilatado.

As formigas caracterizam-se por serem insetos sociais, como acontece com as abelhas e as térmitas. Logo, estes pequenos seres organizam-se por classes. 

Cada classe dentro das espécies de formigas apresentam indivíduos especializados em tarefas distintas. Por exemplo, a classe dos operários dedica-se a recolher alimento para a colónia e assume a tarefa de cuidar da rainha. 

As formigas representam um grupo animal bem sucedido no meio terrestre, pois estes insetos constituem cerca de 15% a 20% de toda a biomassa animal. 

Estes insetos comunicam por via de uma substância química chamada feromónio. As formigas deixam para trás um rasto dessa substância enquanto caminham. Depois, o feromónio é detetado através das antenas. 

Em geral, estes insetos defendem-se injetando o ácido fórmico nas suas vítimas, uma ação que tende a gerar muita irritação. 

A maioria das formigas é omnívora. Estes insetos comem de tudo: animais, vegetais e restos de alimentos humanos. Existem diferentes espécies com características distintas no que diz respeito à alimentação. Embora haja formigas carnívoras, também há herbívoras.

Junto aos nossos pés, podemos encontrar um mundo verdadeiramente incrível, não é verdade?

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE