Portugal

A tradição à mesa! As melhores sobremesas de Natal em Portugal

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 14-12-2024

As festas de fim de ano causam sempre os seus efeitos na balança, pois todos os portugueses estão habituados a terem na mesa iguarias de comer e chorar por mais. Tradicionalmente, a quadra natalícia é um evento que está marcado pelos doces. 

PUBLICIDADE

publicidade

As mesas portuguesas apresentam nesta altura do ano muitos exemplares da doçaria (tradicional / conventual) e pastelaria portuguesa que são incríveis.

PUBLICIDADE

1. Bolo-Rei

Provavelmente, este é o bolo de Natal mais tradicional no nosso país. Seguramente, que haverá um bolo-rei na maioria das mesas portuguesas. Mesmo em casas onde não haja grandes apreciadores de bolo-rei, está sempre presente este exemplar da doçaria portuguesa. 

O bolo-rei é redondo e apresenta um buraco no meio. Todos conhecem as características deste bolo de frutas. Além de ser feito de massa doce, o bolo-rei é coberto e recheado generosamente com fruta seca e cristalizada.

Bolo-Rei

2. Leite-creme

Na tradição da consoada, há sempre espaço para o leite-creme. Esta sobremesa 

leva apenas alguns minutos a preparar. A sua textura é suave e o seu sabor é delicado e profundamente agradável. Estas são características desta sobremesa. 

O leite-creme tem um aspeto curioso, destacando-se pelo pedaço de açúcar queimado intencionalmente para lhe dar um toque distinto. Ele confere-lhe uma camada crocante, algo que torna a sobremesa numa verdadeira delícia. 

Leite Creme

3. Rabanadas

As tradicionais rabanadas são outro elemento imperdível que se prepara nesta quadra. A rabanada é uma sobremesa simples e fácil de preparar. Também chamadas de fatias douradas, as rabanadas são feitas com pão da véspera, o que permite evitar o desperdício. 

Alguns dos ingredientes necessários para fazer rabanadas são leite, ovos, açúcar e canela. As rabanadas são uma sobremesa especial. O seu sabor intensifica-se em poucas horas. Por isso, têm a particularidade de ficarem ainda melhores no dia seguinte.

4. Tronco de Natal

Esta sobremesa leva a palavra Natal no nome. Por isso, tinha de estar presente numa lista que apresenta as melhores sobremesas de Natal. O sabor desta sobremesa torna-a muito popular entre miúdos e graúdos.

O tronco de Natal tem um formato peculiar, sendo feito de modo a imitar a forma de um tronco de madeira. Pelo sabor e pelo aspeto, esta é uma das sobremesas mais emblemáticas da quadra natalícia. Ela simboliza o calor familiar e a tradição das celebrações desta época especial. 

5. Formigos

Esta sobremesa é mais comum no Minho e no norte do país. Formigos é um doce de Natal 

bem simples. Esta sobremesa é feita com pão, uvas-passas, frutos secos, vinho do Porto, limão, canela, pinhões e mel.

6. Arroz-doce

O arroz-doce é uma sobremesa tradicional portuguesa que é uma herança moura. Ao longo do tempo, a sobremesa conheceu algumas variações. O arroz-doce tem o arroz (idealmente, carolino) como ingrediente principal. 

No entanto, há outros ingredientes comuns, nomeadamente: o leite, o açúcar, a canela, os ovos e a casca de citrino (limão ou laranja).

7. Bolo Rei Escangalhado

Esta variação do bolo-rei clássico tem adquirido o seu espaço nas mesas portuguesas por altura do Natal, tornando-se também numa sobremesa indispensável da quadra natalícia. Apesar de ser feito com a mesma massa, não existe fruta cristalizada no bolo-rei escangalhado, apenas frutos secos. 

O seu formato pode variar, surgindo em forma circular ou entrelaçado. Esta sobremesa é frequentemente recheada com ovos-moles e doce de chila. A sua decoração é feita com frutos secos e fios de ovos. Ora, o bolo-rei escangalhado revela-se num dos favoritos de muitas pessoas, uma verdadeira tentação.

dr

8. Filhós

As filhós (ou filhoses) são outra sobremesa tradicional que costuma adoçar a quadra natalícia. Esta sobremesa é feita com farinha, açúcar e ovos, entre outros ingredientes. 

Tradicionalmente, após fritar, polvilha-se a filhós com açúcar e canela. Posteriormente, a filhós é banhada com uma calda de açúcar que torna a sobremesa ainda mais deliciosa.

Filhós

9. Bolo-Rainha

Esta sobremesa revela-se uma alternativa ao bolo-rei. Muitas pessoas não gostam de comer as frutas cristalizadas características do bolo-rei. Por isso, podem recorrer a esta versão.

O bolo-rainha apresenta uma grande riqueza em frutos secos, destacando-se nozes, amêndoas, pinhões e avelãs. Por isso, a textura deste bolo é diferente, apresentando um sabor bastante atrativo para quem gosta de frutos secos.

10. Aletria

Esta sobremesa também é bastante popular na mesa de Natal. A massa da aletria é especial, sendo usada quase exclusivamente para esta sobremesa. Esta massa é cozinhada em leite e gema de ovos. Pode ser usada casca de laranja ou limão como elementos aromatizadores da sobremesa

Com tanta doçaria tão boa e atrativa, percebe-se por que razão o Pai Natal tem uns quilinhos a mais… No momento de distribuir os seus presentes, ele perde-se nas mesas portuguesas. Estas tentações são irresistíveis!

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE