Primeira Página
Presépio de Cabral Antunes volta a contar a sua história em Coimbra
O presépio de Cabral Antunes, uma das obras do escultor conimbricense, foi inaugurado na tarde deste sábado, dia 14 de dezembro, após a conclusão de uma intervenção de conservação e restauro.
A obra está agora em exibição na antiga loja de ferragens Augusto Neves, no nº 80 da Rua da Sofia, em Coimbra, onde irá permanecer até ao Dia de Reis, 6 de janeiro.
A criação deste presépio remonta a 1964, quando a Câmara Municipal de Coimbra lançou um concurso para a produção de um presépio de grandes dimensões a ser instalado em espaço público, com o objetivo de reforçar a mensagem religiosa do Natal.
A obra foi inaugurada a 15 de dezembro de 1966, inicialmente com as figuras de São José, da Virgem Maria e do Menino Jesus. Mais tarde, foram adicionadas outras figuras, como a vaca, o burro, os três Reis Magos e dois pastores.
Com o passar do tempo, o presépio foi-se deteriorando devido à fragilidade dos materiais e aos transportes frequentes.
Além disso, a sua exposição em locais exteriores resultou em atos de vandalismo, o que comprometeu ainda mais a sua integridade.
Para devolver a dignidade à obra, a Câmara Municipal de Coimbra realizou um investimento de 12 mil euros (mais IVA) para a sua conservação e restauro, um trabalho que decorreu na Casa Municipal da Cultura.
Durante anos, o presépio foi montado na Praça 8 de Maio, junto aos Paços do Concelho. De 2014 a 2017, esteve exposto no interior do Edifício Chiado, passando, em 2018, para o Mercado Municipal D. Pedro V.
Agora, restaurado e em melhores condições, está em exibição na Rua da Sofia, num espaço que permite a sua valorização artística e cultural.
A obra pode ser apreciada até ao Dia de Reis, permitindo à comunidade e aos visitantes da cidade desfrutarem de um símbolo marcante do Natal em Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE