Extra
Café pode aumentar a expectativa de vida? Estudos dizem que sim
Beber cerca de três chávenas de café por dia pode melhorar a nossa saúde e até fazer-nos viver mais tempo, sugere um estudo da Universidade de Coimbra.
Uma equipa da Universidade de Coimbra, em Portugal, analisou 85 estudos já existente que envolviam participantes da Europa, das Américas, da Austrália e da Ásia, e que analisavam a relação do café com as taxas de mortalidade e os indicadores de saúde, conta a Science Alert.
PUBLICIDADE
Os resultados do novo estudo foram reveladores: beber aproximadamente três chávenas de café por dia está associado a um acréscimo de 1,84 anos de vida, estando o consumo regular também associado a um aumento do tempo de vida sem doenças graves.
“A nossa revisão sublinha o papel que o consumo regular e moderado de café pode desempenhar na mediação contra os mecanismos biológicos que naturalmente abrandam ou falham à medida que envelhecemos — desencadeando uma série de potenciais problemas de saúde e comorbilidades (coexistência de duas ou mais doenças no mesmo indivíduo)”, explica ainda o investigador.
“O consumo regular de café parece estar associado a uma preservação das funções musculares, cardiovasculares, mentais e do sistema imunitário“, escrevem os investigadores no artigo.
De acordo com a Science Alert, estas estatísticas enquadram-se em investigações anteriores, que mostram como o café pode potencialmente proteger contra doenças cardíacas, compensar os efeitos negativos de estar sentado e acrescentar anos de vida.
Related Images:
PUBLICIDADE