Portugal

Vem aí uma nova DANA(da) cheia de “altos e baixos”!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 semanas atrás em 09-12-2024

Imagem: Depositphotos.com

O tempo esta semana, de 9 a 15 de dezembro, ficará marcado pela influência de uma nova depressão isolada nos níveis altos.

PUBLICIDADE

publicidade

Embora vários países europeus estejam em risco, e, mesmo Portugal, não se descartem algumas trovoadas e aguaceiros ocasionais, embora o tempo seco deva ser o dominante.

PUBLICIDADE

Isto deve-se a uma batalha entre um anticiclone no leste da Europa, e a subida do anticiclone dos Açores, para latitudes mais a Norte – em conjunto irão atuar para forçar a descida de uma depressão, ex-Darragh, que irá isolar-se, primeiro afetando Europa Central, e Sudeste da Europa, com chuva forte e frio, já neste domingo, assim como nevões em Espanha (particularmente intensos na segunda-feira), explica a Luso Meteo.

Depois, esta depressão terá um movimento leste-oeste, e virá a afetar a Península Ibérica, criando condições para instabilidade ocasional, também em Portugal.

Dezembro, sem surpresa, está a ser muito seco e vai continuar a ser! Não parece muito ser o mais provável, a queda de neve, pelo menos não em locais menos comuns.

Esta semana começa com sol, apenas com alguma nebulosidade nas regiões do litoral e mais a Norte, durante a manhã pela tarde o sol será, sem dúvida, rei! As temperaturas são baixinhas, com vento, no entanto.

A temperatura deverá vir a subir no fim-de-semana, com alguma nebulosidade. Será assim uma semana mais fria, bastante variável, com noites com geadas e com alguma precipitação que pode produzir neve nas serras, esta será uma semana mais típica de dezembro, embora a chuva não seja muita.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE