Região

Orçamento de Soure ascende a 29 milhões de euros em 2025

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 semanas atrás em 05-12-2024

O orçamento para 2025 do município de Soure ronda os 29 milhões de euros, com quatro milhões a mais do que em 2024.

PUBLICIDADE

publicidade

“Com um aumento total de cerca de quatro milhões de euros em relação ao ano anterior, o orçamento assenta em cinco pilares fundamentais para o desenvolvimento municipal: educação, habitação, ambiente, saúde e ação social”, afirmou a autarquia, presidida por Mário Jorge Nunes, do PS, numa informação escrita enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

O orçamento e as grandes opções do plano (GOP) para 2025 foram aprovados na última reunião do executivo, no dia 29 de novembro, tendo votado a favor os quatro eleitos do PS, enquanto dois dos três vereadores do PSD presentes votaram contra.

A vereadora Sónia Vidal, que nas autárquicas de 2021 encabeçou a candidatura do PSD à Câmara de Soure, no distrito de Coimbra, e que, a meio do atual mandato, assumiu o pelouro do ambiente, faltou “por motivos de saúde” à reunião de sexta-feira e “não pediu a sua substituição”, esclareceu uma fonte autárquica.

O orçamento para o próximo ano, com um montante de 28,8 milhões de euros, “é o maior de sempre” e corresponde a “um plano ambicioso e estratégico” para o concelho, “alinhado com os desafios” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030.

“O investimento na educação será um marco em 2025, com um aumento de 69% nas dotações orçamentais relativas ao ano anterior”, de acordo com a Câmara Municipal.

Nesta área, “o destaque vai para a requalificação da Escola Básica de Soure, que reforça o compromisso do município com a melhoria das infraestruturas e a qualidade do ensino”.

“O orçamento para habitação crescerá exponencialmente, com os investimentos previstos no PRR, designadamente referentes ao [Programa de Apoio ao Acesso à Habitação] 1º. Direito e [ao Programa de] Arrendamento Acessível, refletindo o papel crucial da habitação no desenvolvimento social”, segundo a nota.

O município vai também “intensificar os esforços na área ambiental, com iniciativas como a ampliação da recolha seletiva de resíduos e sistemas que promovam a economia circular, consolidando Soure como um território sustentável”.

“Com um incremento de mais de 200%, a saúde receberá recursos robustos para a requalificação do Centro de Saúde de Soure. Já a ação social terá um aumento de 45%, possibilitando um maior suporte a instituições e obras essenciais para a comunidade”, sublinhou a autarquia liderada por Mário Jorge Nunes, que cumpre o terceiro mandato sem interrupções e, por isso, não pode recandidatar-se ao cargo em 2025.

O novo orçamento reflete “uma abordagem equilibrada entre inovação e coesão social, com foco em educação, saúde, habitação e sustentabilidade”, enquanto “o compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos é evidente, ao mesmo tempo que se preparam as bases para um futuro mais resiliente e dinâmico”, concluiu.

A Lusa tentou obter a posição dos dois vereadores social-democratas que votaram contra os documentos previsionais, o que até ao momento não foi possível.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE