Economia

Complemento solidário para idosos aumenta em janeiro

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 03-12-2024

O complemento solidário para idosos (CSI) vai aumentar a partir de janeiro de 2025 passando o seu máximo mensal de 600,6 para 630,6 euros, de acordo com uma portaria hoje publicada em Diário da República.

O aumento resulta de uma atualização de 4,99% do valor de referência do CSI, que passa a ser anualmente de 7.568 euros, um aumento de 360 euros face ao que estava em vigor desde junho (7.208 euros).

PUBLICIDADE

publicidade

“No âmbito do Programa do XXIV Governo Constitucional, prevê-se o aumento gradual do valor de referência do CSI para o valor de €820 em 2028”, lê-se no preâmbulo da portaria hoje publicada.

PUBLICIDADE

Com esse objetivo, o Governo realizou uma atualização extraordinária do valor de referência, com efeito desde junho deste ano.

O CSI “é um apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos de baixos recursos, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à Pensão de Velhice do regime geral de Segurança Social, ou seja, 66 anos e 4 meses e residentes em Portugal”, indica o ‘site’ da Segurança Social.

A referida portaria “entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação e produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE