Vamos
Bolo Nevão da Covilhã para provar este Natal: 100 metros de doce para adoçar a boca e encher o coração de alegria
Uma pista de gelo natural, animação de rua, o comboio, o mercadinho e a aldeia natal ou a já tradicional partilha do “Bolo Nevão” são alguns dos destaques do Natal com Arte 2024, evento promovido pela Câmara da Covilhã entre os dias 1 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025.
Aliando a Arte a esta quadra natalícia, o programa deste ano conta com um vasto conjunto de atividades que estão essencialmente centradas na Praça do Município, onde o Pai Natal vai chegar já no próximo domingo, convidando todos os presentes para uma viagem no comboio de Natal.
Para o fim do dia, está marcado o tão esperado momento em que a iluminação natalícia se acende, dando ainda mais brilho, cor e alegria às principais artérias da cidade.
Pouco antes, cerca das 15:00, terá lugar um concerto de cobertura, pelo Coro Misto da Beira Interior da ACBI – Associação Cultural da Beira Interior, seguindo-se a já tradicional partilha do “Mega Bolo Nevão – Cidade da Covilhã”, que este ano terá cerca de 100 metros e que é confecionado com o o apoio das seguintes entidades: Nata Lisboa – Covilhã; Padaria Dias; Pastelaria Padaria Colmeia Doce; Pastelaria Padaria Pérola Doce e Royal Prime.
População e visitantes terão oportunidade de provar uma das delícias da pastelaria local, que retrata a neve através de um manto branco de açúcar em pó e alguns segredos que a tradição covilhanense adicionou.
A componente solidária também não é esquecida, com o Município a promover a ação “Arte de Dar e Receber”, em que as pessoas são convidadas a trocarem alimentos em troca de uma árvore de Natal ou a iniciativa “Brinquedos que Brincam Mais”, através da qual se podem doar brinquedos às crianças mais necessitadas.
Para o dia 14, está marcado o almoço solidário de Natal .
O espírito natalício vai ainda invadir as rotundas das principais artérias da cidade, que são ornamentadas pelas escolas do concelho: Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve; Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto; Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã; Agrupamento de Escolas do Teixoso; Conservatório de Música da Covilhã; Escola Profissional e Agrícola Quinta da Lageosa; EPABI -Escola Profissional de Artes da Covilhã; Escola Secundária Campos Melo; Escola Secundária Quinta das Palmeiras.
Envolvendo diversas estruturas municipais, escolas, associações, juntas de freguesia e entidades deste concelho, a edição deste ano também engloba oficinas, exposições, leitura de contos de Natal, outro dos grandes destaques vai também para as artes.
Neste sentido, decorrem vários espetáculos e concertos:
5 dezembro: 21:30, Teatro Municipal – Glenn Miller Orchestra – Uma das melhores e mais reconhecidas Big Bands do mundo, estreia-se na Covilhã para apresentar um novo espetáculo, “In the Christmas mood”.
7 dezembro: 21:30, Teatro Municipal – 100% Português- Concerto de celebração dos 154 anos da Banda da Covilhã, que percorre o repertório da música portuguesa, passando pelo fado, rock e música ligeira.
8 dezembro: Lares e centros de dia do concelho – Natal Para Todos – pela Associação Cultural da Beira Interior.
12 dezembro: 21:30, Teatro Municipal – A Lenda das Três Árvores, pela EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã, com participação especial da Escola Pêro da Covilhã e do Orfeão da Covilhã.
14 dezembro: 21:30, Teatro Municipal – A Branca de Neve, pela Escola de Dança Kayzer Ballet, com coreografia de Ricardo Runa.
15 dezembro: 15:00, Banda da Covilhã – Guitarras solidárias, pelos alunos da classe de guitarras da Academia de Música, pelo professor Nuno Pinheira e por convidados. Este concerto solidário tem como objetivo apoiar o Banco Alimentar Contra a Fome.
21 dezembro: 21:30, Teatro Municipal – Concerto de Natal pelo Conservatório de Música da Covilhã.
29 dezembro: 15:00, Praça do Município – FOLCLORE ENCANTA O NATAL pela Associação Sócio Cultural Rancho Folclórico da Borralheira (Covilhã); Associação do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio (Covilhã); Rancho Folclórico da Alegria (Fundão); Rancho Folclórico da Boidobra (Covilhã) e Rancho Folclórico Sagrado Coração de Maria do Ferro (Covilhã).
Related Images:
PUBLICIDADE