Região

Plano de ação Roma ao Centro prevê investimentos de 1,8 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 27-11-2024

Os investimentos previstos no plano de ação do consórcio PROVERE Portugal Romano rondam os 1,8 milhões de euros, anunciou hoje a Câmara de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Aprovado pelo conselho geral do consórcio, durante uma reunião realizada na terça-feira no Museu Portugal Romano em Sicó (PO.RO.S), em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, o plano para os próximo anos, designado Roma ao Centro, prevê um cofinanciamento de 1,5 milhões de euros através dos fundos do programa PROVERE.

“É extraordinário, este é um primeiro grande passo para a interligação de todo o património romano da região Centro e do país”, disse hoje à agência Lusa Nuno Moita, presidente da direção da Associação de Municípios Portugal Romano, que encabeça a iniciativa.

O autarca, que também lidera a Câmara Municipal de Condeixa, adiantou que “a estabilização da marca Roma ao Centro” é o principal objetivo do plano de ação, estando agora o consórcio em condições de lançar a candidatura.

“Esta é uma parceria alargada que continua a crescer e a ganhar forma” e que será complementada com a futura Rota dos Caminhos Romanos, um projeto que está ainda ser apreciado pelo Turismo de Portugal.

Conímbriga, a mais importante estação arqueológica romana de Portugal, e o respetivo Museu Nacional estão situados em Condeixa-a-Velha, naquele concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

“Para quem tem no seu território o maior achado arqueológico romano que é Conímbriga e encontrando-nos no Museu PO.RO.S, um exemplo de valorização cultural e turística da herança romana que nos é comum, este é um momento de particular satisfação e felicidade”, afirmou Nuno Moita na terça-feira, na reunião em que foi aprovado o plano de ação intermunicipal.

Citado numa nota divulgada hoje pela Câmara que lidera, o autarca disse que o legado romano em Portugal “não tem ainda o reconhecimento que lhe é devido a nível nacional”.

O plano PROVERE – Roma ao Centro engloba cinco projetos e 13 ações para a valorização económica do património romano material e imaterial, com base numa abordagem integrada, multissetorial, inovadora e criativa, com vista à competitividade e atratividade dos territórios.

Uma das ações que representam “maior aporte financeiro”, com 216 mil euros, é o Centro Museum, destinado a “reforçar a conexão e valorização de espaços museológicos”, incluindo o PO.RO.S, a Estalagem Romana da Raposeira, o Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho e o Fórum Romano de Seilium, além da qualificação de sítios de interesse e percursos.

Outro investimento significativo, de 220 mil euros, é dirigido à criação do ImperiumFest – Plano de Animação Cultural e Criativa, que abrange “um evento âncora itinerante de ativação” do Roma ao Centro e um ciclo de realizações complementares.

A nota da Câmara de Condeixa-a-Nova destaca ainda o projeto Scientia – Novas Abordagens para o Conhecimento e Valorização Económica do Legado Romano, contemplado com 290 mil euros e destinado a promover o conhecimento e a valorização económica do legado alimentar e da arte romanos.

No âmbito do projeto CREARE – Empreendedorismo e Inovação para a Estruturação de Produto Turístico Regional, associado a uma verba de 298.230 euros, “uma das ações mais relevantes” é a criação de laboratórios criativos e de inovação territorial.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE