Primeira Página

Comboio regressa a Vilar Formoso. “Balão de oxigénio” para o comércio local

António Alves | 23 segundos atrás em 25-11-2024

O covid-19 e a abertura da autoestrada levaram ao encerramento de 19 estabelecimentos comerciais no centro de Vilar Formoso. O regresso do comboio à vila é visto como um “balão de oxigénio” para os comerciantes locais.

Basta andar um pouco por Vilar Formoso para se perceber que longe vão os tempos de fulgor comercial e de habitantes da principal fronteira nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta segunda-feira, após o almoço, eram poucas as viaturas e até pessoas que circulavam ou andavam pelas ruas da freguesia do concelho de Almeida.

Imagens recolhidas segunda-feira em Vilar Formoso

A “derrocada” começou com o fim dos despachantes oficiais, seguido da abertura da fronteira a que se juntou, mais recentemente, a abertura da autoestrada que leva a que os automobilistas não tenham necessidade de passar por dentro da vila.

Em apenas dois anos, e segundo José Manuel Araújo da loja “Estúdio XXI”, fecharam 19 estabelecimentos comerciais, tendo-se mantido abertas as lojas mais tradicionais e que são muito procuradas pelos vizinhos espanhóis.

A feira mensal, que decorre no primeiro sábado, é um sinal de que Vilar Formoso ainda pode renascer, a que se junta agora a boa notícia do regresso do comboio ao centro da vila.

PUBLICIDADE

publicidade

Este empresário reconhece a importância dessa medida, mas é necessário que a CP também aumente o número de viagens diárias entre a sede de distrito e a fronteira

Veja o Direto NDC com José Manuel Araújo

Em contraciclo está o Hotel Lusitano. Situada mesmo junto à fronteira, esta unidade hoteleira tem aumentado a procura após a abertura da nova via que liga a A25 portuguesa à A-62 espanhola.

Carlos Marques, gerente do hotel, referiu que quem quer vir a Vilar Formoso “sai da autoestrada” e procura a oferta existente na vila. No caso da unidade que dirige, é mais procurada por quemk pretende passar uma noite ou para descansar durante uma viagem.

Veja o Direto NDC com Carlos Marques

Vilar Formoso é uma das principais fronteiras de Portugal. No Verão, os emigrantes escolhem esta travessia para entrar no nosso país.

Mais de dois anos depois do encerramento da Linha da Beira Alta para sua requalificação e eletrificação, os comboios regressaram esta segunda-feira à vila, sendo possível viajar desde Celorico da Beira. A restante linha só deve entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2025.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE