Saúde
É dos que precisa de barulho para dormir? Descubra quais os ruídos indicados para si
Imagem: Depositphotos
Sente que demora imenso a adormecer e faz parte daquele grupo de pessoas que precisa de algum barulho para dormir?
É já quase madeugada e não consegue adormecer. Já tentou de tudo. Sabia que mais de 14% dos adultos têm dificuldade em adormecer?
Os dados são de um estudo dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e cerca de 30% dos adultos têm sintomas de insónia. O stress, as condições de saúde e até mesmo ambientes de sono desconfortáveis (um quarto abafado, um colchão irregular ou o ruído lá de fora) podem contribuir para esta batalha noturna.
Os ruídos do sono são sons rítmicos e calmos concebidos para a ajudar a adormecer. Na maioria das vezes, quando o ruído do sono ajuda, é porque está a mascarar sons adicionais – como uma porta a bater, uma buzina de carro ou uma sirene – que podem acordar um adulto ou uma criança a dormir”, afirma Mary Halsey Maddox, médica e especialista em sono e fundadora da Sleep Dreams à Women’s Health.
O white noise parece melhorar a qualidade do sono em algumas populações, incluindo doentes internados em UCI. Mas o que é? É um som consistente e suave que contém todas as frequências do som audível ao ouvido humano, tendo como benefícios ajudar a adormecer, reduzir o choro de bebés, permitir um sono mais tranquilo e duradouro ou melhorar o desempenho no trabalho. Ou seja, sons suaves e calmos.
O brown noise e o pink noise ganharam popularidade no TikTok, com os utilizadores a dizerem que estes sons são calmos, relaxantes e induzem o sono. Mas qual deles o vai ajudar melhor?
White noise: Vive perto de uma autoestrada barulhenta ou não suporta o som do seu parceiro a ressonar? Este som pode ser a sua salvação. Isto porque este ruído reproduz todas as frequências de som de forma uniforme, criando um som constante de “whoosh” ou “shhh” que ajuda a disfarçar os sons perturbadores, revela Raj Dasgupta, médico, especialista em sono e consultor médico chefe da Sleepopolis.
Brown noise: Tem um tom mais profundo, quase retumbante, sem frequências mais altas. Pode parecer um trovão distante ou mesmo o bater das ondas do oceano.
Pink noise: Tem uma frequência mais baixa do que o ruído branco, o que o torna mais suave do que as outras opções – assume-se como um meio-termo entre o ruído branco e o silêncio total. Tem menos nitidez nos tons altos, diz o especialista, fazendo com que soe como chuva ou vento – perfeito para pessoas que querem um som de fundo mais calmo para as ajudar a adormecer.
Purple noise: Ao contrário do ruído castanho, o purple noise realça as frequências mais altas. Curiosamente, é por vezes utilizado para ajudar a tratar os zumbidos.
Grey noise: “Frequentemente utilizado no ioga e na meditação, o grey noise realça as frequências altas e baixas. Ao contrário do ruído branco, o ruído cinzento contém todas as frequências com a mesma intensidade, enquanto que o primeiro contém todas as frequências com a mesma energia, proporcionando uma experiência de audição diferente”, pode ler-se na revista.
Related Images:
PUBLICIDADE