Extra

Aprenda como remover alguns riscos do carro sem ir à oficina

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 26-11-2024

Ter um carro é algo ingrato pois, com o passar do tempo, acabam por surgir alguns riscos na viatura, no entanto, nem sempre a solução passa por ir à oficina. Em alguns casos, poderá conseguir resolver o problema sozinho. Aprenda aqui algumas estratégias que permitem disfarçar ou até eliminar alguns riscos da pintura do carro.

É importante aprender a remover riscos do carro. Isso permite poupar dinheiro, além de possibilitar que o carro apresente uma boa aparência. Os arranhões podem ser muito diferentes, com níveis de profundidade distintos.

PUBLICIDADE

publicidade

Quando o carro apresenta um arranhão leve, podemos recorrer a algumas estratégias que permitem disfarçar esse dano. Quem pretende vender o carro, também deve recorrer a este método para o valorizar e garantir um retorno maior com a venda.

É necessário verificar bem os riscos que o carro apresenta para saber se é possível eliminar ou disfarçar o dano. A solução passa por recorrer a massa de polir para remover riscos ou a outro produto para remover riscos dos carros para avaliar a profundidade dos arranhões. Geralmente, existem três camadas de pintura num carro. São elas: a camada transparente; a camada base (o primer); o painel metálico do carro.

Caso sinta dificuldade em deslizar o dedo, significa que os arranhões revelam uma profundidade significativa. Ora, deste modo, é muito difícil disfarçar os danos. Será necessário recorrer a uma oficina. Um especialista poderá atuar de forma eficaz sobre esses danos mais graves.

Caso não sinta qualquer atrito no momento de passar o dedo na parte riscada, significa que os riscos são superficiais. Este tipo de risco leve pode ser disfarçado com a ajuda de um produto específico. Com a ajuda de um kit de remoção de riscos ou produtos do género consegue-se remover riscos superficiais da viatura com relativa facilidade.

Comece por realizar uma lavagem rigorosa ao carro. É importante prestar uma atenção particular à limpeza da área afetada. Irá agravar os danos, caso a viatura apresente areias ou outros detritos, esfregar esses elementos irá causar ainda mais problemas. Deste modo, para poder disfarçar os riscos do carro, é fundamental eliminar toda a sujidade da superfície, deixando a área afetada bem limpa

PUBLICIDADE

publicidade

A maioria dos riscos que as viaturas apresentam podem ser disfarçados recorrendo a massa de polir e a cera. Cerca de 80% dos riscos podem solucionar-se dessa forma. No entanto, há produtos distintos que podem ajudar, nomeadamente spray de remoção de riscos ou canetas de retoque.

Caso utilize a massa para polir, esta deve ser aplicada na zona riscada e espalhada uniformemente. Poderá realizar esse procedimento manualmente ou com uma politriz. O produto em causa deve ser espalhado com movimentos circulares. Posteriormente, deve limpar a zona afetada dos excessos. A remoção do excesso de produto deve ser feita após as imperfeições da viatura serem corrigidas.

Para eliminar os resíduos de massa, pode usar um pano limpo de microfibras e água. Por fim, segue-se a aplicação da cera no local. O polimento serve como retoque final, deixando a zona afetada mais bela. Além de não apresentar qualquer imperfeição, ficará reluzente.

Caso os riscos que a viatura apresente se revelem demasiado profundos, não será possível disfarçar os danos. Neste caso, recomenda-se a visita a uma oficina. Os especialistas poderão intervir com os conhecimentos avançados na matéria. Geralmente, existem duas possibilidades.

Pintura total: esta opção é destinada a uma viatura mais recente. O investimento numa pintura automóvel total só se justifica num modelo recente. O carro ficará como novo, como se tivesse sido comprado no dia, sem qualquer vestígio de riscos ou arranhões.

Pintura do painel: esta é a melhor opção para modelos mais antigos. O custo de uma pintura total não se justifica em viaturas com muitos anos, pois o custo é elevado. A recuperação do painel afetado revela-se uma decisão mais sensata.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE