Mundo
Nesta igreja pode mesmo “confessar-se a Jesus”
O que pensávamos que não era possível, por vezes acontece. Numa igreja, na Suíça, no confessionário não encontrará um padre, mas sim um holograma alimentado por Inteligência Artificial de Jesus Cristo.
A Capela de São Pedro em Lucerna trabalhou com o Laboratório de Investigação de Realidades Imersivas da universidade HSLU nesta instalação artística experimental, que tem como objetivo levantar questões sobre as oportunidades e os riscos envolvidos na utilização da inteligência artificial nos cuidados pastorais, segundo a EuroNews.
As pessoas podem interagir com uma representação holográfica, alegadamente, se dirige aos utilizadores com “A paz esteja contigo, irmão” e os incentiva a discutir “o que quer que esteja a perturbar o seu coração hoje”.
A instalação “Deus in Machina” foi concebida por Philipp Haslbauer e Aljosa Smolic do Centro de Realidades Imersivas da Hochschule Luzern, juntamente com Marco Schmid, que é teólogo na paróquia.
A obra “sugere a omnisciência e a sabedoria divinas. É deliberadamente provocador”, disse Marco Schmid da Capela de São Pedro.
“As pessoas curiosas que estão mais afastadas da igreja são particularmente susceptíveis de mostrar grande interesse em trocar ideias com o Jesus da IA”, acrescentou.
O programa quer colocar as pessoas a “pensar criticamente sobre os limites da tecnologia no contexto da religião”, segundo a equipa, que insistiu que colocar a instalação num confessionário foi uma decisão destinada a encorajar “momentos de intimidade” com o holograma.
Related Images:
PUBLICIDADE