Mundo

As seitas e sociedades secretas mais estranhas do planeta

Notícias de Coimbra | 5 horas atrás em 23-11-2024

A humanidade sempre arranjou forma de fazer história, por métodos travessos. Não é necessário ser adepto de teorias da conspiração para reconhecer a existência de grupos que perpetraram em conluio atos menos nobres. Deixe-se surpreender com esta lista das religiões, seitas e sociedades secretas mais estranhas do mundo!

O primeiro grupo é a seita ” Portas do Paraíso”, fundado em 1972 por dois texanos. Ela teve uma longevidade razoável. Durou mais de duas décadas. Foi pelo tempo que conseguiu permanecer sem levantar suspeitas sobre o que defendia. 

PUBLICIDADE

Contudo, em março de 1997, as crenças destas pessoas tornaram-se mundialmente conhecidas quando a polícia descobriu numa mansão na Califórnia algo horrível: 39 corpos. O pensamento apocalíptico das pessoas levou-as a achar que a solução para escapar a um mundo corrupto e impuro era apressar o seu fim. 

Os membros da seita fizeram por conhecer as Portas do Paraíso e ingeriram uma mistura de álcool e barbitúricos. Os suicídios em massa ocorreram nos dias 22 e 23. 

Em segundo lugar temos a Família Manson. O nome de Charles Manson ganhou fama internacional. A sua fiel “família” de criminosos foi responsável por uma série de assassinatos. 

Supostamente, o líder carismático defendeu junto dos seus seguidores que queria mostrar aos negros o que mereciam. No entanto, as vítimas escolhidas tinham outra motivação. A atriz Sharon Tate foi a vítima mais popular, ajudando a criar um impacto mediático que atravessou fronteiras. 

A Cientologia aparece em terceiro lugar. Esta seita foi criada por Lafayette Ronald Hubbard e tem como membros algumas celebridades (ou teve, pois algumas abandonaram-na). Tom Cruise, Priscilla Presley, John Travolta, Kirstie Alley são algumas das estrelas de Hollywood que foram ou são membros da Cientologia. 

PUBLICIDADE

publicidade

Em 1993, a cientologia foi considerada religião. Este autor americano de ficção científica defende que os seres humanos perseguem o objetivo de continuar vivos. A ciência é uma fonte relevante desta doutrina. A cientologia foi acusada de fazer lavagem cerebral nos seus integrantes e de perseguir críticos. 

Segue-se o Raelianismo foi fundado em 1973 pelo francês Claude Vorilhon. Este ex-jornalista desportivo também é conhecido como Raël. Alegadamente, ele terá tido contacto com extraterrestres. Para estas pessoas, fomos criados por alienígenas cientistas. 

Na página oficial do raelianismo, podemos encontrar a seguinte afirmação: “Há milhares de anos, cientistas de outro planeta vieram à Terra e criaram todas as formas de vida, incluindo os seres humanos.”

Portanto, esta é uma das religiões ufológicas que defendem não só a existência de extraterrestres como a sua intervenção decisiva na história da humanidade. Nesta religião, o futuro irá permitir a integração de uma comunidade galáctica.

Em quinto lugar, temos o Rajneeshpuram, uma seita que ganhou popularidade com odocumentário da Netflix, Wild Wild Country, que apresenta a trajetória do líder espiritual Bhagwan Shree Rajneesh. Ele foi o fundador desta religião criada nos anos 1980 e que se distinguia por pregar o amor livre e a meditação. 

O seu fundador é conhecido hoje em dia como Osho. No entanto, esta seita foi responsável por afetar propositadamente 751 pessoas com salmonela, com o objetivo de sabotar as eleições locais e adquirir poder político.

Em sexto lugar aparece a seita pastafarianismo, uma religião fundada em 2016, nos Estados Unidos da América. Os seus fiéis defendem que o universo foi criado por um esparguete voador. Por isso, os fiéis da igreja do Monstro do Esparguete Voador, como também é conhecida esta religião satírica, usam um escorredor de macarrão na cabeça.

A Happy Science aparece em sétimo e é fundada por Ryuho Okawa. O Happy Science, também conhecido como Instituto para a Investigação da Felicidade Humana, foi criado no Japão em 1986. O seu fundador defende ser a personificação de uma entidade suprema. 

A defesa de teses polémicas faz parte do modus operandi do fundador da Happy Science. Além de promover uma guerra com a China e a Coreia do Norte, Ryuho Okawa defende a negação de atrocidades históricas. 

As crenças extremistas do fundador desta seita estão espelhadas no “Partido da Realização da Felicidade”, um partido de extrema direita.

Por fim, temos a Igreja de Satã, fundada em 1966, na Casa Negra, em São Francisco, nos Estados Unidos da América. Antes da casa ser demolida, foram realizados rituais na habitação dignos de um filme de terror. 

A Igreja de Satã prega o individualismo e foi criada em torno de rituais macabros. Os seus seguidores foram associados a eventos canibais e a sacrifícios humanos. A Bíblia Satânica está dividida em quatro livros. Eles apresentam nomes de demónios religiosos e mitológicos conhecidos, nomeadamente Lúcifer, Satã, Belial e Leviatã.

Nem todas as seitas aqui apresentadas representam ou representaram um lado sombrio, macabro. Nem todas foram responsáveis por atos trágicos. Mas a história diz-nos que muitas delas se baseiam na desumanização e no abuso de poder. 

Embora possa ser atrativo integrar um grupo, pertencer a algo, seguir um propósito, entrar numa seita ou sociedade pode ser perigoso. O seguimento cego de ideologias e/ou de figuras carismáticas pode revelar-se devastador, uma negação de si próprio.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE