Primeira Página
Serviço de Urgência Geral dos Hospitais da Universidade de Coimbra: Abertura de nova admissão de doentes
O Serviço de Urgência Geral (SUG) dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) reabriu a sua porta principal, bem como a nova admissão, hoje, dia 20 de novembro, pelas 8 horas.
Com esta abertura, o SUG retoma o fluxo de circulação pré-obras. Através da articulação com a proteção civil e corporações de bombeiros foi ainda possível garantir três parques dedicados para o estacionamento de ambulâncias (dois no perímetro dos HUC e outro externo através da colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra).
PUBLICIDADE
Num processo iniciado em 2016, prevê-se que o SUG esteja a funcionar em pleno no final do primeiro trimestre de 2025, tendo sido necessário prolongar a intervenção um ano para além do previsto. Inicialmente com um custo previsto de 9,5 milhões de euros com IVA, foi necessário recorrer a 2,2 milhões de euros de trabalhos adicionais por insuficiências várias. Devido a atrasos na execução foi ainda necessário proceder à reprogramação de financiamento FEDER num total de cerca de 4,2 milhões de euros, sendo o valor remanescente assegurado por meios próprios da instituição.
No próximo dia 5 de dezembro será aberta uma nova área: a Área Laranja. Com esta etapa, fica finalizada e em pleno funcionamento 2/3 da requalificação do SUG. No dia 15 de dezembro, está prevista a abertura integral dos novos gabinetes de triagem, que com estas obras de requalificação passam de 1 para 4.
“As obras de requalificação do Serviço de Urgência são essenciais para melhorar os cuidados prestados aos nossos doentes agudos, e fulcrais para assegurar a nossa resposta para o Inverno”, destaca Alexandre Lourenço, Presidente da ULS de Coimbra, elencando as melhorias mais significativas: “o número de gabinetes para observação clínica quadruplica; o SU passa a ter uma organização por áreas funcionais autónomas, com circulação independente, equivalentes aos níveis de triagem (área verde, área amarela, área laranja e área cirúrgica); as urgências periféricas, que estavam dispersas pelo Hospital, estão agrupadas no mesmo piso; e os utentes circulam numa lógica de “marcha em frente”, ou seja, o doente nunca volta para trás, sendo a porta de entrada diferente da porta de saída”.
As obras de requalificação do SU da ULS de Coimbra permitirá, ainda, introduzir melhorias como a criação de uma entrada exclusiva para profissionais de saúde (que passam a entrar na área clínica apenas após fardados); a criação de uma entrada autónoma para abastecimento do material clínico e hoteleiro e de uma saída direta para sujos (roupa e resíduos).
A aposta de melhoria na prestação de cuidados do SU é uma das grandes preocupações da ULS de Coimbra que, para além do investimento nas obras de requalificação, está a criar uma equipa dedicada nas Urgências — um modelo em que se prevê que os médicos possam trabalhar em exclusivo neste Serviço —, com a criação do Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) do Serviço de Urgência (SU). A criação de uma equipa dedicada, através da constituição de um CRI, pretende melhorar a qualidade dos cuidados, eliminar as prestações de serviço e melhorar as condições de trabalho dos profissionais.
De igual forma, a introdução do programa “Ligue Antes, Salve Vidas” permitiu já realizar, com toda a comodidade, mais de 500 consultas médicas nos cuidados de saúde primários através da referenciação da Linha SNS24 e reduzir em 10% a procura do Serviço de Urgência. Adicionalmente, desde o início do mês em total funcionamento, o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Coimbra realizou 158 atendimentos médicos e 169 atendimentos de enfermagem. Com estas iniciativas, qualifica-se e reforça-se a resposta do Serviço Nacional de Saúde na região de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE