Apesar de não conhecerem o menino na fotografia, a imagem já correu mundo e todos sabem quem é Rui Pedro.
O menino tinha 12 anos quando desapareceu de Lousada há 26 anos. A família ficou destroçada. Filomena Teixeira transformou-se no rosto da dor que é perder um filho e tornou-se na mulher coragem. Qualquer mãe vê em Filomena a hipótese de um dia lhe calhar a ela.
Tudo acontece a 4 de março de 1998, por volta das 14:00, quando Rui Pedro foi andar de bicicleta perto da casa da família, após pedir permissão à mãe, Filomena Teixeira, para passar a tarde com o seu amigo Afonso Dias de 22 anos. A progenitora recusou a proposta do filho e disse-lhe para ir brincar lá fora. Nunca mais o voltou a ver.
PUBLICIDADE
Afonso foi chamado para um interrogatório e, visivelmente perturbado, disse que não sabia do paradeiro de Rui, mas sugeriu que se “deveria fechar as fronteiras”.
Um primo do menino contou à polícia que Afonso e Rui tiveram uma conversa em que o jovem mais velho os convidara para irem ter com uma prostituta, porém o jovem nunca terá ido.
Uma prostituta confirmou que Afonso Dias, vizinho de Rui, teria levado o menino para vê-la no dia em que ele desapareceu. Porém, este depoimento foi descartado por ter sido uma “menina da vida” a dizê-lo.
Em setembro daquele mesmo ano, numa operação de pornografia infantil, a polícia recuperou 750 mil imagens e vídeos onde constavam imagens de 1.263 crianças. Rui Pedro estava entre as crianças que a polícia conseguiu identificar. Foi levantada a hipótese de ter sido assassinado pelos sequestradores após ter sido gravado e abusado pela rede de pedófilos.
Em 2014, Afonso foi condenado a três anos de prisão pelo sequestro do menor nesse dia e não pelo próprio desaparecimento. Três anos depois, foi libertado.
‘Sombra’ é um filme do realizador Bruno Gascon e que retrata a história de uma criança, de 11 anos, que desapareceu sem deixar rasto.
PUBLICIDADE