Mundo

Cientistas descobrem novo oceano “escondido” 700 km abaixo da Terra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 18-11-2024

Em 2021, a National Geographic anunciou que a Terra passaria a contar com cinco oceanos, após o reconhecimento do corpo de água que circunda a Antártida. Por outro lado, o planeta pode ter mais um oceano.

Recentemente, investigadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram um vasto oceano escondido a 700 quilómetros abaixo da crosta terrestre. A novidade revolucionou a compreensão científica sobre o ciclo da água, a origem dos oceanos e a sua estabilidade ao longo dos biliões de anos de existência da Terra.

PUBLICIDADE

Para a descoberta, os cientistas utilizaram uma rede de 2.000 sismógrafos espalhados pelos Estados Unidos para estudar as ondas sísmicas geradas por mais de 500 terramotos.

Essas ondas viajam até o núcleo da Terra e, ao retornar à superfície, oferecem informações sobre a sua estrutura interna. A água foi identificada quando as ondas desaceleraram, sugerindo uma camada rochosa com água presa.

De acordo com os pesquisadores, essa água subterrânea pode ter emergido e contribuído para a formação dos oceanos na superfície, desafiando a hipótese de que a água teria vindo do espaço através de cometas que atingiram o planeta.

Além disso, a presença da água nas profundezas impede que os níveis dos oceanos sejam muito mais altos, o que deixaria apenas os picos das montanhas acima da água.

Os cientistas acreditam que a água pode ter-se movido entre a superfície e o interior da Terra ao longo das eras, por causa do movimento e das rochas, pode ler-se na Exame.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE