A ciência afirma que os cães conseguem cheirar o medo, mas agora também diz que conseguem reconhecer uma pessoa má. Será verdade?
Acontece que os cães são muito bons a captar o comportamento humano. Uma equipa liderada por Akiko Takaoka, da Universidade de Quioto, no Japão, realizou um estudo que descobriu que os cães sabem realmente se devemos acreditar nos outros ou não.
PUBLICIDADE
Sabemos que se apontarmos para um objeto, o cão correrá para ele. Os investigadores utilizaram esta informação no seu estudo. Durante a experiência, apontaram para um recipiente que estava cheio de comida escondida. O cão correu em direção ao recipiente. Depois, apontaram para um recipiente que estava vazio. Os cães correram para ele, mas descobriram que não tinha comida.
“Da terceira vez, apontaram para um recipiente com comida, os cães recusaram-se a ir ao recipiente. Eles sabiam que a pessoa que apontava não era fiável, com base na sua experiência anterior. Foram utilizados 34 cães na experiência e cada um deles não se dirigiu ao recipiente na terceira vez. Esta experiência ou prova que os cães conseguem detetar um mentiroso ou que os cães têm grandes problemas de confiança”, pode ler-se na Women’s Health.
Por outras palavras, se mentir ao seu cão, este forma a opinião de que a sua palavra não é boa e comportar-se-á em conformidade.
Os investigadores têm planos para repetir a experiência trocando os cães por lobos, uma vez que os lobos são parentes próximos dos cães. O objetivo não é ser mordido por lobos, mas sim ver os “efeitos profundos da domesticação” nos cães.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE