Cerca de 1 em cada 10 pessoas sofre com os pesadelos. Mas sabia que podem estar a tentar avisá-lo sobre doenças?
Como é o caso da lúpus que afeta milhares de pessoas no mundo. Na prática faz com que o sistema imunitário do próprio corpo se ataque a si próprio, causando dores nas articulações, erupções cutâneas e fadiga. Um estudo da Universidade de Cambridge e pelo King’s College de Londres concluiu que os pesadelos – que muitas vezes envolvem ser atacado, encurralado ou esmagado – são frequentemente um sintoma de um surto, sendo que muitos referem que os pesadelos começaram antes do diagnóstico e três em cada cinco doentes relatam pesadelos regulares que se mantêm durante toda a doença.
Uma em cada 8 pessoas sofre de apneia do sono, em que a respiração para temporariamente devido à obstrução das vias respiratórias. Pode estar associada a doenças como a depressão, doenças cardíacas e um risco acrescido de AVC, mas estudos demonstraram que também pode provocar pesadelos.
PUBLICIDADE
Os investigadores da Universidade de Swansea descobriram que os doentes com sintomas graves relatam frequentemente pesadelos “emocionalmente negativos e desagradáveis”. Um dos tratamentos consiste em usar uma máscara na cama.
Os sonhos maus também têm-se associado a enxaquecas. As fortes dores de cabeça podem causar dor latejante . De acordo com um estudo publicado na revista Psychotherapy and Psychosomatics, as dores de cabeça extremas podem, por vezes, preceder de sonhos que envolvem coisas como infortúnio.
Os pesadelos têm sido associados a um batimento cardíaco irregular, conhecido como arritmia. Os sintomas incluem palpitações, sensação de tonturas e falta de ar. Um estudo publicado no Netherlands Journal of Medicine descobriu que as pessoas que tinham pesadelos tinham três vezes mais probabilidades de sofrer de um batimento cardíaco irregular e também mais probabilidades de ter dores no peito.
Os especialistas pensam que estes pesadelos podem estar relacionados com problemas respiratórios que reduzem os níveis de oxigénio no cérebro.
As pessoas com Parkinson têm quatro vezes mais probabilidades de ter pesadelos regulares. Estes pesadelos podem muitas vezes envolver perseguições ou ataques e levam os doentes a atacar com os membros na cama. Os sintomas incluem rigidez muscular, lentidão de movimentos e tremores, de acordo com a Leak.
Um estudo efetuado por cientistas da Universidade de Birmingham revelou que as pessoas que tinham pesadelos uma ou mais vezes por semana tinham maior probabilidade de receber um diagnóstico de doença de Parkinson nos próximos anos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE