Região

PS de Coimbra lamenta morte de Belmiro Moita

Notícias de Coimbra | 5 minutos atrás em 15-11-2024

A Federação Distrital de Coimbra do PS lamentou hoje a morte do antigo presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova Belmiro Moita da Costa e pai de Nuno Moita da Costa, atual presidente, “símbolo de respeito, confiança, sabedoria e integridade”.

“Condeixa perdeu um líder e amigo que amou sua terra. Um democrata que valorizava o diálogo e as pessoas. Belmiro era símbolo de respeito, confiança, sabedoria e integridade. Seu legado continua vivo nas histórias e vidas que tocou”, destacou.

PUBLICIDADE

Belmiro Moita da Costa nasceu a 21 de dezembro de 1946 na aldeia de Arrifana, no concelho de Condeixa-a-Nova, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, deputado na Assembleia da República, além de professor universitário e consultor financeiro.

De acordo com a Distrital de Coimbra do PS, Belmiro Moita da Costa, que desde jovem se dedicou ao serviço público, deixou “uma marca indelével”.

“Visionário, destacou-se em política e academia. Mais que um servidor, Belmiro foi um construtor de pontes e promotor cultural”, acrescentou.

A notícia do falecimento de Belmiro Moita da Costa, antigo presidente da Câmara de Condeixa, município fundador e associado da Associação de Informática da Região Centro (AIRC) foi também recebida com “grande pesar” por esta entidade.

“A comunidade que integra a AIRC endereça as mais sinceras condolências à sua família, amigos e a todos os que de alguma forma foram tocados pelo seu legado. A sua contribuição para com a nossa comunidade será sempre recordada com enorme respeito e gratidão”, evidenciou.

PUBLICIDADE

Segundo a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o funeral terá lugar no sábado, pelas 15:45, na Igreja Matriz de Condeixa-a-Nova, sendo depois sepultado no cemitério da Ega.

“No percurso da Casa Mortuária para a Igreja matriz, que será a pé, terá uma paragem em frente à Câmara Municipal, momento em que se prestará última homenagem ao doutor Belmiro Moita da Costa”, indicou.

Licenciado em Finanças pela Universidade Técnica de Lisboa, Belmiro Moita da Costa foi docente na Faculdade de Economia e Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Na vida política, foi presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova durante dois mandatos (1986-1989 e 1990-1993) e presidente da Assembleia Municipal de Condeixa-a-Nova (1994-2009), além de deputado na Assembleia da República durante a III Legislatura (1983-1985).

Belmiro Moita da Costa assumiu funções diversas em órgãos sociais de diversas instituições do concelho: Santa Casa da Misericórdia, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e Clube de Condeixa.

Após a aposentação, dedicou-se à escrita, publicando várias obras, tanto técnicas como literárias.

Em 24 de julho de 2013, por ocasião do feriado municipal, foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal atribuída pelo Município de Condeixa.

“Condeixa perdeu hoje um amigo, um democrata, um Condeixense de ouro, um homem cuja voz e presença transmitiam respeito e confiança. Dotado de uma inteligência notável, foi um homem que tocou a vida de todos, pelo exemplo de integridade, dedicação e coragem. Será para sempre lembrado com saudade e reconhecido no legado que nos deixa”, vincou a Câmara Municipal de Condeixa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE