Primeira Página

6 passadiços imperdíveis para explorar este fim de semana no Centro de Portugal

Susana Brás | 3 horas atrás em 15-11-2024

Vale a pena conhecer os Passadiços do Centro de Portugal. Todos merecem a sua visita pois as paisagens são de cortar a respiração.

Apesar do tempo instável, a beleza da serra e a maresia do oceano conquistam quem caminha ou pedala por estes trilhos, por isso venha daí!

PUBLICIDADE

O melhor é usar roupa e calçado confortáveis, uma garrafa de água e um lanchinho na mochila, adverte o Turismo Centro de Portugal.

Em plena Serra da Lousã, numa extensão de 1200 metros, localizam-se os Passadiços da Senhora da Piedade entre o lugar do Cabo do Soito e o complexo turístico da Senhora da Piedade, facultando um acesso mais fácil às piscinas naturais da praia fluvial do Burgo.

Outra sugestão fica na Praia Fluvial da Peneda, em Góis,  que está inserida num imponente enquadramento paisagístico, dominado por altas e majestosas serras, contando com uma beleza circundante que fascina o seu visitante. É onde se encontra o Passadiço do Ceira.

É nas encostas da Serra do Caramulo que encontramos os Passadiços da Reserva Botânica do Cambarinho, que alberga um percurso pedestre de 1500m, num passeio repleto de loendros (espécie rara de flor), borboletas, abelhas, pássaros e águas a correr, num passeio de encantar.

A pé ou de bicicleta, pode conhecer a Ria de Aveiro de uma forma única. Os passadiços de Aveiro fazem parte de um projeto mais vasto: a Via Ecológica Ciclável. Numa paisagem lagunar, poderá aproveitar para fazer exercício físico e observar a fauna e a flora. O troço de Aveiro inicia-se no final do Canal de S. Roque e percorre uma extensão de 7,25 km (dos quais 2,8 km em passadiços), sempre ao longo da ria, através de passadiços de madeira sobrelevados, ou de caminhos em saibro, permitindo o contacto privilegiado com esta zona da ria, que se encontrava inacessível à população.

PUBLICIDADE

Nas proximidades de Sanfins, Sever do Vouga, encontramos os Passadiços do Rio Gresso, com cerca de 1500m de comprimento. Uma caminhada acompanhada pelo rio Gresso e entre a verdejante paisagem, pelas quedas de água e o bucólico cenário ao longo das margens do rio. Uma máquina fotográfica é imprescindível tendo em conta a biodiversidade que encontramos ao longo do percurso como a variedade incrível de diferentes cogumelos e plantas.

No concelho de Figueiró dos Vinhos, encontramos o Passadiço das Fragas de São Simão, em plena Aldeia do Xisto. O Passadiço das Fragas de São Simão tem sensivelmente 2 km e liga agora a Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, a Praia Fluvial das Fragas de São Simão e o Miradouro. É um local a não perder e com todas as condições disponíveis para um dia bem passado.

Estes passadiços são um convite irrecusável para descobrir a beleza natural do Centro de Portugal. Escolha o seu percurso e aventure-se!

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE