Economia

História da Black Friday: como tudo começou…

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 11-11-2024

Gosta de investir em promoções incríveis na Black Friday? Fique a conhecer como este evento imperdível começou!

Muitos portugueses não gastam dinheiro ao longo do ano em compras de produtos que necessitam, porque sabem que mais vale esperar pela Black Friday. A Sexta Feira Negra, como também é conhecida, revela-se uma oportunidade única para assegurar produtos caros a bom preço. 

PUBLICIDADE

As promoções realizadas em plena Black Friday revelam-se imperdíveis. Por vezes, atingem 70%. Portanto, são os valores mais baixos do ano para um vasto conjunto de produtos: roupas, eletrodomésticos, itens tecnológicos, entre muitos outros. Mas, afinal, qual é a história da Black Friday.

Os primórdios da Black Friday

O popular evento que ficou conhecido por apresentar oportunidades de comprar bons produtos a ótimos preços é chamado Black Friday. Tudo começou nos Estados Unidos da América. 

Neste país, foi criada a Black Friday que rapidamente se tornou no maior dia de compras. A promessa de promoções incríveis representa uma corrida aos preços baixos, o que acontece todos os anos.

O termo Black Friday já tinha sido usado nos EUA anteriormente para outros acontecimentos, mas nem sempre por boas razões. Este conceito é usado no século XIX, num cenário em que se vivia a crise do ouro nos EUA, após a guerra da sucessão. 

PUBLICIDADE

publicidade

O termo “Sexta-feira negra / Black Friday” surgiu com uma má manobra financeira de dois bolsistas de Wall Street: Jay Gould e Jim Fisk. 

Foi nesse contexto delicado que estes elementos especularam o preço do ouro, algo que teve consequências indesejadas. O objetivo destes homens era venderem a um preço mais elevado e gerarem lucros. No entanto, essa ação originou o crash da bolsa de Wall Street a 24 de setembro de 1869. Era uma sexta-feira. 

Novo conceito Black Friday

O conceito Black Friday é usado no mundo comercial quase um século mais tarde. Na década de 1960, o conceito popularizou-se de uma forma positiva. 

A escolha do dia (sexta-feira) deveu-se ao facto de existir o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) nos Estados Unidos da América, que é celebrado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. 

É comum os americanos gozarem de tolerância de ponto no dia seguinte. Portanto, na quarta sexta-feira do mês. Os cidadãos deste país estão habituados a aproveitar este dia para fazerem as suas compras de Natal. 

Os comerciantes rapidamente perceberam que o dia a seguir à Ação de Graças era bastante rentável. Os comércios beneficiavam muito desta multidão que pretendia fazer as compras de Natal. Ao colocarem os seus produtos em promoção, os lucros foram aumentando. A tradição foi-se mantendo nas décadas seguintes.

Num contexto em que muitas lojas registavam à mão as transações que faziam, os comerciantes da época anotavam as perdas a vermelho, que era uma cor comum, e estavam frequentemente nesta cor boa parte do ano. 

Também anotavam os lucros a negro. Ora, após o Dia de Ação de Graças, na sexta-feira em que os fregueses faziam as compras de produtos que eram apresentados com preços atrativos, com desconto, eles ficavam “a negro”. Daí, a origem do termo “sexta-feira negra” (Black Friday).

Deste modo, tradicionalmente, os comerciantes passaram a fazer promoções nas suas lojas. Os produtos são apresentados a preços reduzidos, garantindo assim um aumento das receitas. Esta data é estratégica para muitas famílias iniciarem o período de compras da época natalícia.

O reputado jornal americano New York Times terá usado o conceito Black Friday para evidenciar que a cidade de Filadélfia tinha problemas de circulação devido às multidões que iam atrás dos saldos. O conceito Black Friday desenvolveu-se desde então, generalizou-se nos EUA e popularizou-se nos anos 80 e 90.

Atualidade

A “Black Friday” acaba por ser um evento influente em todo o mundo, desde a década de 2000. Atualmente, este evento é sinónimo de boas compras e muitas vendas, sendo muito aguardado pelo comércio e consumidores. 

Existem grandes descontos disponibilizados em vários produtos. Muitos deles em stocks limitados, o que permite também associar o evento a filas intermináveis. As pessoas querem assegurar os produtos. Por isso, não se importam de enfrentar esse aborrecimento.

Começou nos Estados Unidos da América, mas hoje em dia o evento é realizado um pouco por todo o planeta. Este fenómeno comercial demorou alguns anos a estabelecer-se por cá, mas também chegou ao nosso país.  

Em Portugal, como no mundo, a Black Friday representa o dia do ano com maior volume de vendas. Em 2024, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro.

Se no passado a Black Friday era destinada a lojas físicas, hoje em dia, o evento é muito importante a nível digital. São cada vez mais as lojas virtuais a enveredarem por descontos imperdíveis para aumentarem os seus lucros. 

O e-commerce consegue garantir boas vendas, porque se trata de um processo simples, económico e prático.

Inicialmente, a Black Friday era somente destinada a uma sexta-feira. No entanto, na atualidade, há uma tendência para o evento ser espaçado no tempo. Os descontos podem prolongar-se por todo o mês de novembro.

Agora que sabe mais sobre este evento, prepare-se para garantir bons negócios na Black Friday 2024.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE