Portugal

No dia de São Martinho come-se as castanhas e prova-se o vinho

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 09-11-2024

Em muitos pontos do país muitos já falam e vivem o espirito do natal, no entanto, há quem aguarde ansiosamente a chegada de um dos pontos altos do outono: o São Martinho. Celebrado a 11 de Novembro, esta data é sem dúvida muito comemorado pelos portugueses.

Segundo a lenda, num dia de tempestade Martinho percorria o seu caminho, montado num cavalo, quando viu em mendigo, cheio de frio e encharcado, a pedir esmola à beira da estrada. Cheio de compaixão, o jovem desceu do cavalo e, com a ajuda da sua espada, cortou a sua capa militar ao meio e deu uma das metades ao mendigo. Depois montou no seu cavalo e retomou o seu caminho. Perante este bom ato, deus decidiu-lhe agradecer afastando a tempestade e fazendo brilhar um Sol radioso, tal como nos dias de verão.

PUBLICIDADE

A partir dessa lenda, começou a ser celebrado em Portugal o São Martinho. Esta festa, é sinónimo de castanhas, vinho e fogueira. As castanhas são o alimento típico da época e, segundo a tradição, no Dia de S. Martinho a família e os amigos juntam-se para o chamado magusto, uma festa em que se assam e comem castanhas. É também tradicional beber-se bebidas alcoólicas, tais como a água-pé e a jeropiga, avança o site Mulher Portuguesa.

Associado à festa de São Martinho temos os magustos. Este evento cultural, típico do outono, tem como base a partilha de castanhas assadas e do vinho novo, aproximando as pessoas e marcando o final das colheitas

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE