Primeira Página
Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais realiza primeiro procedimento de crioneurólise
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro — Rovisco Pais, Departamento da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, realizou o primeiro procedimento de crioneurólise da instituição. A técnica, que utiliza baixas temperaturas para bloqueio temporário de um nervo, foi aplicada com sucesso num doente com espasticidade e dor debilitante no membro superior, na sequência de um AVC.
A crioneurólise é um bloqueio temporário do nervo que reduz a dor ao longo das vias nervosas periféricas. Este procedimento usa uma pequena sonda para congelar o nervo afetado. A estimulação de baixa temperatura estimula a regeneração completa da estrutura e da função do nervo visado.
“O procedimento foi realizado por uma equipa de médicos especialistas em Medicina Física e de Reabilitação e de enfermeiros do Centro, destacando-se a importância da crioneurólise como uma alternativa inovadora e minimamente invasiva no tratamento da dor e da espasticidade”, explica João Ricardo Pereira, Diretor do Departamento, acrescentando que “a crioneurólise e o bloqueio do nervo possibilita aumentar a mobilidade da região por ele inervada, permitindo ganhos imediatos”.
“A ULS de Coimbra tem como objetivo estratégico o compromisso com a inovação e implementação de tecnologias diferenciadoras na busca de tratamentos que melhorem a qualidade de vida dos doentes”, destaca Cláudia Nazareth, Diretora Clínica para os Cuidados Hospitalares da ULS de Coimbra, acrescentando que “esta intervenção representa um marco significativo na Medicina de Reabilitação na nossa instituição e é mais uma prova da capacidade de inovação e da excelência da nossa equipa também nesta área”.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE