A 5 de abril de 2014, o Comité Executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, anunciava em Denizli, na Turquia, que Coimbra seria a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUSA Games), em resultado de uma candidatura conjunta da Universidade de Coimbra, da Associação Académica de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra e da Federação Académica de Desporto Universitário.
No dia em que se assinalam dois anos sobre o anúncio da candidatura vencedora, é constituído o Comité Organizador dos EUSA Games 2018, evento que em julho de 2018 vai trazer a Coimbra cerca de cinco mil jovens atletas, oriundos de 40 países.
PUBLICIDADE
Foram precisos 2 anos para Coimbra criar o “Comité”! Não deve ter sido fácil elaborar tantos rascunhos, esboços, drafts para protocolar quem é quem na entidade que vai gerir o encontro de estudantes.
Este Comité é composto pelo Secretário-Geral Mário Santos, da Universidade de Coimbra (UC), e pelos vogais Carlos Cidade, em representação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), João Carocha, designado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), e Ricardo Morgado, nomeado pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).
O Reitor João Gabriel Silva sublinha que os Jogos Europeus Universitários, «que trarão cerca de 5000 atletas universitários europeus a Coimbra em julho de 2018, serão o maior evento desportivo em Portugal dos próximos anos.»
Antes de receber os Jogos Europeus Universitários, com 16 modalidades em competição, envolvendo cerca de 250 universidades europeias, o Comité Organizador, hoje formalizado, assegurou a realização em Portugal de duas competições universitárias. Assim, entre os dias 7 e 11 do próximo mês de junho, a UC acolhe o Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem, seguindo-se a realização do Campeonato Europeu Universitário de Judo, Taekwondo e Karaté em 2017, também na cidade dos estudantes.
De referir que a realização dos EUSA Games em Coimbra já suscitou a reabilitação dos Pavilhões 1 e 3 do Estádio Universitário de Coimbra, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros que melhorará para muitos anos as condições da prática desportiva em Coimbra.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.