Cinema

Este festival dá-lhe a oportunidade de ver (bom) cinema português

António Alves | 4 horas atrás em 06-11-2024

Mostrar que se faz bom cinema em Portugal é um dos principais objetivos da 30.ª edição do Festival “Caminhos do Cinema Português”.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa decorre maioritariamente em Coimbra entre os dias 16 e 23 de novembro e contará com a exibição de 130 películas da produção cinematográfica nacional do ano, sendo mais de metade das obras apresentadas em estreia ou antestreia. Ao todo são mais de 80 horas de exibição, com 60 delas a terem selo nacional.

Trata-se do maior encontro do cinema português que, desde 1988, sublinha a diversidade de linguagens que marcam a filmografia (desde sempre com grande reconhecimento internacional) e promove uma singular aproximação entre autores e espectadores.

PUBLICIDADE

A edição 2024 vai servir para prestar uma homenagem ao ator e encenador Luís Miguel Cintra. O Prémio Athos será entregue pela vencedora anterior, Isabel Ruth.

Imagens da conferência de imprensa de apresentação

Até 9 de novembro, está a ser disponibilizado um passe geral de 25 euros (que permitirá aceder a todas as sessões). Depois, sobe para os 50 euros.

Existem ainda bilhetes com um preço de 2 euros para algumas das sessões e grupos, enquanto duas das secções a entrada é gratuita.

O festival tem três secções competitivas: Seleção Caminhos (dedicada a toda a cinematografia profissional), Seleção Ensaios (para criações de Escolas de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Ensino Secundário e Superior) e Outros Olhares (destinado a abordagens inovadoras e à procura de novas linguagens).

Veja o Direto NDC com o coordenador Tiago Santos

O festival Caminhos promove promove ainda mostras paralelas, exposições, workshops e masterclasses em vários espaços de Coimbra – Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, Auditório Salgado Zenha, Casa do Cinema de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro da Cerca de São Bernardo.

Os Caminhos do Cinema Português estendem-se também a Penacova e à Mealhada, e, pela primeira vez, a Coruche e à Figueira da Foz.

O festival é uma iniciativa da Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, coorganizada com  a Universidade de Coimbra. Tem o apoio do Município de Coimbra, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), Europa Cinemas, União das Freguesias de Coimbra, AXN, Filmin bem como a colaboração com a Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI).

Veja o Direto NDC com a apresentação do festival

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE