Extra
Os pneus têm um ponto amarelo e vermelho. Sabe para que servem?
Os pneus são essenciais num carro. Se estiverem em bom estado podem impedir o pior. Têm grande impacto na condução e na nossa segurança.
PUBLICIDADE
Um dos elementos críticos para o bom desempenho de um pneu é o equilíbrio. Um pneu desequilibrado pode causar vibração excessiva, desgaste irregular e pode até sabotar a economia de combustível.
Mas já alguma vez reparou que os pneus têm um ponto amarelo e vermelho? Sabe para que servem? “Os pontos amarelos marcam onde o peso de um pneu é mais mínimo e os pontos vermelhos indicam onde a roda é mais baixa, ajudando os técnicos de pneus a equilibrar corretamente as coisas para ter em conta as irregularidades”, explica o Leak.
Há duas formas de desequilíbrio que os pneus sofrem: estático e dinâmico. Um desequilíbrio estático ocorre quando uma secção de um pneu é mais pesada ou mais leve do que o resto, impedindo-o de rolar uniformemente. Isto pode criar uma sensação de choque vertical à medida que se viaja na estrada.
Já um desequilíbrio dinâmico descreve um problema em que qualquer um dos lados do pneu (exceto o centro) tem um peso desproporcionado, fazendo com que a roda sofra um movimento de oscilação horizontal, pode ler-se no artigo.
Entretanto quando leva o seu veículo a uma loja de pneus, eles retiram cada roda e colocam-na numa máquina especializada que a faz girar e analisa os desequilíbrios. Os pontos amarelos e vermelhos também entram em ação, ajudando o técnico a localizar imperfeições e a alinhar os pontos para neutralizar as secções mais pesadas, mais leves e mais planas do pneu.
Related Images:
PUBLICIDADE