Politécnico
Miranda do Corvo aposta na valorização da vinha e do vinho
“Fileira do vinho: valorização e desenvolvimento local” foi o tema da inciativa promovida pelo Município de Miranda do Corvo.
O evento decorreu na Casa das Artes e envolveu vitivinicultores, especialista, representantes de várias instituições, que durante todo o dia puderam partilhar e adquirir conhecimento sobre legislação, processos de certificação, higienização de adegas, comercialização e marketing.
Tratou-se também de uma oportunidade para discutir os desafios crescentes que afetam o setor, nomeadamente as alterações climáticas.
O Municipio de Alenquer, participante no evento, transmitiu a sua experiência, tendo revelado a importância da vinha e do vinho como forma de identidade daquele concelho, sendo um potenciador e intensificador do crescimento económico, visando a transformação deste numa referência nacional ao nível da cultura, património, turismo, economia e competitividade.
A parceria do Município de Miranda do Corvo com o Instituto Politécnico de Coimbra confirma que a transferência de conhecimento da academia para os contextos reais, deve ser uma via a explorar cada vez mais, em benefício do desenvolvimento local.
O evento encerrou com uma Prova de Vinhos, em que estiveram representados os produtores locais e um momento musical pelo grupo “Terreiro das Gralhas”, que interpretou músicas de raiz tradicional, da autoria de músicos consagrados: Janita Salomé, Fausto, José Afonso entre outros.
Este evento insere-se na estratégia do Município de Miranda do Corvo de valorização da vinha e do vinho, cuja importância económica no concelho, especialmente na freguesia de Lamas, é crescente mas, também, como produto turístico integrado, que combina gastronomia com história e cultura, proporcionando experiências únicas e autênticas.
Related Images:
PUBLICIDADE