Portugal

Perigo ao volante? Trava “de propósito” para levar “traseirada”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 31-10-2024

Imagem: Os Monhacas / Facebook

Um vídeo está a circular nas redes sociais onde dá para ver um condutor que trava de imediato, sem razão aparente. Atrás, segue um outro automobilista que consegue evitar o pior.

PUBLICIDADE

Nas imagens vê-se a viatura constantemente a travar a “fundo” onde dá a entender que é uma atitude propositada.

Para evitar bater no carro, o condutor que seguia atrás do veículo branco guarda alguma distância de segurança e deixa mesmo o automobilista seguir viagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Além de ser uma atitude irresponsável, independentemente do que sucedeu anteriormente, que se desconhece, nada justifica uma manobra desta natureza.

De acordo com o artigo 24º, do Código da Estrada, “o condutor deve regular a velocidade de modo a que, atendendo à presença de outros utilizadores, em particular os vulneráveis, às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente”.

E ainda refere: “Salvo em caso de perigo iminente, o condutor não deve diminuir subitamente a velocidade do veículo sem previamente se certificar de que daí não resulta perigo para os outros utentes da via, nomeadamente para os condutores dos veículos que o sigam”.

Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 120 a 600 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE