Cidade
A Escola da Noite associa-se a campanha de prevenção dos maus-tratos na infância e juventude
Respondendo ao desafio que lhe foi lançado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Coimbra, A Escola da Noite associa-se à Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, dedicando-lhe parte da programação de Abril dos Sábados para a Infância no TCSB. Ana Biscaia, Cláudia Sousa e os alunos do curso de Teatro-Interpretação do Colégio São Teotónio são os protagonistas das iniciativas propostas, que terão lugar nos dias 9 e 30 de Abril.
PUBLICIDADE
Na conferência de imprensa que teve lugar esta quinta-feira no bar do TCSB, e que contou com a presença de Fátima Gonçalves, responsável pela CPCJ de Coimbra, e das três artistas directamente envolvidas, a ilustradora Ana Biscaia apresentou a oficina que vai realizar e salientou a necessidade de as crianças terem “consciência dos seus direitos”. Isso é importante para o seu crescimento e para que percebam melhor “o seu lugar no mundo”.
Já Cláudia Carvalho destacou a importância da iniciativa também para os jovens alunos de interpretação, que vão levar ao palco a história “Kiko e a mão”. São jovens “de 15 ou 16 anos, estão no primeiro ano do curso” e esta é “uma boa forma de começarem a perceber e a interiorizar a sua própria responsabilidade enquanto artistas”. Cláudia Sousa, que dinamiza desde 2003, no TCSB, a iniciativa “Flores de Livro”, resumiu o objectivo destas duas iniciativas: “dar à criança, através da arte, ferramentas para conhecerem os seus direitos e defenderem-se um pouquinho”.
Em nome da CPCJ, Fátima Gonçalves salientou a importância da arte, enquanto “elemento fulcral para o desenvolvimento da criança” e identificou como objectivo prioritário desta Campanha “a sensibilização da comunidade para que esta possa agir na prevenção dos maus-tratos às suas crianças e jovens”.
O mês de Abril é internacionalmente dedicado à prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens, na sequência da “Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon)”, uma iniciativa que começou em 1989, na Virgínia (Estados Unidos da América), quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na protecção das crianças e jovens contra os maus-tratos.
“A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra crianças e jovens, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos”, lembra a CPCJ de Coimbra.
Oficina de ilustração e sessão de contos
Para assinalar a campanha deste ano em Coimbra, a CPCJ desafiou A Escola da Noite e os artistas que dinamizam os Sábados para a Infância no TCSB a contribuírem para o esforço de sensibilização que é necessário fazer nesta matéria. Duas das iniciativas programadas para Abril vão directamente ao encontro desse objectivo: Ana Biscaia dirige a 9 de Abril uma oficina de construção de fanzine a partir do conceito de “Direitos da Criança” e Cláudia Sousa apresenta uma sessão especial de “Flores de Livro – leitura de contos para a infância”, que contará com a representação teatral do texto “Kiko e a mão”, pelos alunos de Teatro Colégio São Teotónio (sob a direcção da actriz e professora Cláudia Carvalho). Esta sessão terá lugar no último sábado do mês (30 de Abril), às 11h00.
Sábados para a infância no TCSB
Os “Sábados para a infância no TCSB” são uma das linhas de programação do Teatro da Cerca de São Bernardo mais acarinhadas pelo público da cidade. Com funcionamento regular desde Fevereiro de 2015, oferecem semanalmente aos mais novos e às suas famílias a possibilidade de contactarem com diferentes formas de expressão artística (teatro, música, dança, poesia, literatura, artes plásticas), através de espectáculos, oficinas ou sessões de leitura. Pretende-se estimular a proximidade de crianças e jovens com as artes, partindo da constatação de que isso contribui para enriquecer o seu desenvolvimento pessoal e social e para reforçar as suas capacidades de observação crítica do mundo e de expressão criativa.
Ao longo do mês de Abril, para além das duas iniciativas directamente ligadas à campanha dinamizada pela CPCJ, o programa inclui ainda uma oficina de dança para pais e filhos, com Leonor Barata, o espectáculo “O Circo das Marionetas”, pelas Marionetas da Feira, e o mais recente espectáculo da Bonifrates, “Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa”.
Está também já disponível a programação completa do TCSB para o mês de Abril, que inclui, para além dos “Sábados para a infância”, a estreia do espectáculo de marionetas “The Wolf and the Rose” (co-produção a Jigsaw / Marionetas da Feira), o espectáculo da Companhia de Teatro de Braga “Oratória do Vento”, os concertos de a Jigsaw e de Mila Dores (este último no âmbito do Festival “Santos da Casa”) e a projecção do documentário “Evaporating Borders”, sobre as migrações na europa contemporânea.
Related Images:
PUBLICIDADE