Coimbra

Condeixa promove formação para qualificar oferta turística

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 30-03-2016

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova vai promover um programa de formação para qualificar os profissionais do setor da hotelaria e restauração, no sentido de melhorar a qualidade da oferta turística do concelho.

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A informação foi revelada na última terça feira durante a sessão de apresentação pública do diagnóstico efetuado junto dos estabelecimentos locais, ação integrada num projeto mais alargado de formação e capacitação dos profissionais que operam naquele setor.

“Estamos a iniciar um projeto criado e financiado pela Câmara Municipal que pretende reforçar as competências do setor da hotelaria e restauração. Este é um projeto com características inovadoras e que tem como intuito principal criar uma estratégia conjunta ao nível do turismo que envolva todos os agentes económicos do concelho”, anunciou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

A iniciativa da autarquia condeixense, que tem apostado fortemente na dinamização do turismo através, nomeadamente, da valorização do complexo romano de Conimbriga, pretende auxiliar as unidades de restauração e hotelaria com vista à melhoria da oferta gastronómica e serviços de restauração e alojamento, dotar o setor de maior e melhor capacidade de resposta para os clientes locais e turistas, capacitar os gestores, proprietários e colaboradores de novas e melhores competências, além de atrair mais turistas e melhorar a economia do setor.

O programa de formação, destinado a proprietários, gerentes e colaboradores do setor, vai decorrer a partir de maio e prevê 35 horas de formação teórico-prática e 10 horas de visitas técnicas.

A formação, financiada e certificada, abordará temáticas como o plano de negócios, estratégias de marketing, análise financeira, relações públicas, atendimento e comunicação, breves conceitos de enologia e serviço de vinhos.

O plano de formação sucede à realização de um diagnóstico das necessidades do setor, efetuado com base num trabalho de campo, envolvendo um total de 16 estabelecimentos, nomeadamente cafés, restaurantes e unidades de alojamento, e cujos resultados foram apresentados na última terça feira numa sessão que decorreu nos Serviços Municipais Polo II, com a presença de empresários e funcionários da maioria dos estabelecimentos de Condeixa.

Esta primeira fase do projeto, de avaliação e diagnóstico, teve como objetivo avaliar o serviço prestado a clientes in loco, de modo a adequar os conteúdos programáticos do Manual e do Programa de Formação às necessidades identificadas e ao perfil dos formandos.

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