Primeira Página
Gastropiço de Montemor-o-Velho foi à televisão eleger a melhor bifana do país!
Imagem: Instagram
Hoje, 28 de outubro, é o Dia da Bifana. Para tal, o Gastropiço de Montemor-o-Velho elegeu a melhor bifana do país em direto, na SIC, na “Casa Feliz”.
Jorge Ferreira, conhecido nas redes sociais, como Gastropiço, é um sucesso. Mas primeiro, vamos perceber o que significa gastropiço: é alguém que acha que percebe de gastronomia. Jorge começa como “enopiço” (alguém que acha que percebe de vinhos” e rapidamente se tornou um sucesso na Internet.
PUBLICIDADE
Jorge emigrou mas regressou a Montemor-o-Velho para ajudar o negócio da família: uma empresa de transportes internacionais. Amante da boa comida, ia deixando na sua página pessoal do Instagram algumas opiniões sobre as idas aos restaurantes. Os amigos acharam interessante a forma de abordagem e incentivaram o amigo a criar o projeto, em 2021.
Começou por um passatempo no Instagram e TikTok.
“As bifanas começaram por coincidência, comecei a visitar os sítios e acabei por fazer uma série de bifanas pelo país”, conta a João Baião e Diana Chaves.
No programa desta segunda-feira, Jorge Ferreira, de 27 anos, elegeu, entre três bifanas, a melhor.
A primeira vem de Albergaria-a-Velha. Confecionada pelas mãos de Cristiana e Nuno, as suas bifanas “têm amor e dedicação”. Gerem o Katanga Street Food, onde ambos cozinham e têm uma roullote, junto à Zona Industrial, mas também fazem eventos. Segundo a avaliação do Gastropiço, esta bifana “não precisa de molhos, porque é feita no molho […] Tem carne laminada, mais fininha e várias fatias com picante”. A pontuação foi de 28 pontos: João Baião (10), Diana Chaves (10) e Jorge Ferreira (8) e explica porquê: “Sei que são melhores na hora” […] “e o 8 foi dado pela circunstância”.
A próxima participante é Milena Santos, de Torres Novas, com “Bifanas & Companhia”. A casa tem 9 anos. Existem 8 a 10 casas pelo país. Desta vez, colocam todos mostarda, porque há quem goste. A pontuação é de 27 pontos: João (10) e Diana (10). Para Jorge, foi um 7: “gosto muito desta bifana, do pão, contudo, tenho uma preferencia pessoal por bifanas um bocadinho menos secas”, explica.
A última bifana vem de “Casa das Bifanas” de Ramiro e Celisa. Servem bifanas no mercado de Setúbal há 32 anos.
Passa-se à prova e à pontuação onde João dá 10, Diana também dá 10. “O amor é muito importante e ás vezes as pessoas dão muito descrédito”, que não foi o caso das três propostas, até porque ambas fizeram questão de o mencionar, aponta. Feito isto, Jorge Ferreira atribui 6,5, ou seja, 26.5. “A minha classificação é mais devida, neste caso, a uma coisa que vocês não têm culpa que foi a falta do padeiro. Muito boa bifana, foi pena o padeiro não ter aparecido. Fica combinado eu lá aparecer para vos dar uma pontuação fidedigna”, frisa.
No final, o Gastropiço foi surpreendido com a uma das suas bifanas preferidas. Foi vendado e fez uma prova-cega. Ainda nem tinha provado, dizia que vinha do Porto, só por tocar com a mão no pão! “Posso estar enganado, mas estas bifanas são idênticas às da Casa das Bifanas de Valongo” – e acertou! Acabou por surpreender os apresentadores com o seu palpite.
“Para mim, estas estão no ponto ideal” e a pontuação foi um 9.
João e Joana desta casa de bifanas ensinaram ainda a fazer as bifanas de Valongo.
Related Images:
PUBLICIDADE