Primeira Página

Góis: Onde o Mel e a Castanha “dançam” na Feira dos Santos. Eis o programa

Susana Brás | 5 horas atrás em 24-10-2024

Góis prepara-se para uma das festas mais esperadas e tradicionais – a Feira dos Santos, do Mel e da Castanha.

PUBLICIDADE

Dias 1 e 2 de novembro o certame reúne o melhor da região através da sua gastronomia, cultura e diversão, com uma programação recheada de  surpresas e animação para toda a família.

“O mel é produto rei da nossa feira, destacamos a importância da preservação das abelhas, pelo seu papel fundamental na manutenção da biodiversidade no nosso planeta, bem como os saberes e sabores ancestrais tão presentes no nosso território”, disse, esta quinta-feira, 24 de outubro, o presidente da autarquia, na apresentação do evento.

PUBLICIDADE

publicidade

Rui Sampaio sublinhou que estão inscritos “82 vendedores”, que prometem trazer a esta vila produtos artesanais e locais, como o mel e a castanha.  Além disso, atividades de animação infantil, showcooking e muita música fazem também parte do leque de sugestões.

Com entrada gratuita, o evento realiza-se no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal e numa tenda adjacente.

A feira abre as portas logo pelas 8:00, de dia 1 de novembro,  com o Mercado Tradicional. Pelas 9:00 tem início a Feira de Artesanato e Produtos Endógenos e o XXI Torneio da Malha Inter-Colectividades dá início às competições no Parque de Lazer do Baião.

Às 15:00, decorre a inauguração oficial da Feira dos Santos, do Mel e da Castanha, seguida da atuação do Rancho Folclórico Serra do Ceira.

O já tradicional magusto promete  aquecer os participantes pelas 17:30.

A animação musical nesta noite será garantida por Cláudia Martins e os Minhotos Marotos, pelas 21:30.

Sábado, 2 de novembro, as portas do certame abrem pelas 10:00. Neste segundo dia, o destaque vai para o Festival das Sopas, organizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Góis.

Um evento gastronómico que convida os visitantes a degustar várias sopas, sendo necessário adquirir um kit para participar, num valor de “oito mangueiras”, salienta Carla Duarte, relembrando que o objetivo é angariar fundos para a aquisição de uma nova ambulância para a corporação.

Pelas 15:00 há showcooking dedicado aos “sabores de Outono” conduzido  pelo chef Flávio Silva, prometendo surpreender com receitas tradicionais.

Festa que é festa termina com bailarico: Banda Onda Musical atua  às 21:30, encerrando oficialmente a edição de 2024 da Feira dos Santos, do Mel e da Castanha.

Apresentação da Feira dos Santos, do Mel e da Castanha (Nuno Bandeira, Rui Sampaio e Carla Duarte)

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE